Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Gustavo Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9760
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
id UNB-2_0dd5c445253d1a9cd15389c4026e23f8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/9760
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Luis Gustavo SouzaAguiar, Carla Silva RochaSILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9760Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.Este documento descreve a proposta para a implementação de um modelo de inteligência artificial baseado na neuroevolução a fim de obter personagens controlados pelo computador que fossem de alta qualidade. Para isso, foram estudados os conceitos da inteligência artificial, a fim de entender as técnicas clássicas que são usadas em jogos, e da inteligência computacional, para focar nas técnicas que apresentem adaptabilidade. Além disso, foi feita uma análise de como algumas técnicas e algoritmos de inteligência artificial são usadas em jogos eletrônicos e como elas afetam o gameplay. Essa análise servirá de referencial para a produção de um protótipo e condução de uma survey. Adicionalmente, o documento traz detalhes sobre o algoritmo Neuro-Evolving Augmenting Topologies (NEAT) usado para implementar a neuroevolução. Por fim, o trabalho apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do protótipo desenvolvido assim como na condução da survey analisa os resultados obtidos.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-02-26T20:29:27Z No. of bitstreams: 1 2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf: 88341111 bytes, checksum: ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-02-27T14:31:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf: 88341111 bytes, checksum: ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd (MD5)Made available in DSpace on 2015-02-27T14:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf: 88341111 bytes, checksum: ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd (MD5)This document describes the proposal for implementation of a artificial intelligence model based on multimodal neuroevolution in order to achieve high quality non-player characters. For this it was studied the concepts of artificial intelligence, to understand the classical techniques that are used in games, and computational intelligence techniques, to focus on showing adaptability. Also an analysis of how some of the artificial intelligence’s techniques and algorithms are used in eletronic games and how they affect the gameplay. This analysis will serve as a reference for the production of a prototype and conduct a survey. Additionally, the document provides details about the Neuro-Evolving augmenting Topologies (NEAT) algorithm used to implement the neuroevolution. Finally, the paper presents the results obtained in the development of the prototype as well as in the conduct of the survey and analyzes the results.NeuroevoluçãoInteligência artificialAlgoritmos genéticosRedes neurais (Computação)Jogos eletrônicosAplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-02-27T14:31:12Z2015-02-27T14:31:12Z2015-02-27T14:31:12Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdfapplication/pdf88341111http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/1/2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdfddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebddMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/5/license.txt28c3a46f804bad8af3d3eebf0af798b8MD5510483/97602017-06-22 09:54:11.418oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-06-22T12:54:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
title Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
spellingShingle Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
Silva, Luis Gustavo Souza
Neuroevolução
Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Redes neurais (Computação)
Jogos eletrônicos
title_short Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
title_full Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
title_fullStr Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
title_full_unstemmed Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
title_sort Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
author Silva, Luis Gustavo Souza
author_facet Silva, Luis Gustavo Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luis Gustavo Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Carla Silva Rocha
contributor_str_mv Aguiar, Carla Silva Rocha
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Neuroevolução
Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Redes neurais (Computação)
Jogos eletrônicos
topic Neuroevolução
Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Redes neurais (Computação)
Jogos eletrônicos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-27T14:31:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-27T14:31:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27T14:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/9760
identifier_str_mv SILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/9760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/1/2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
28c3a46f804bad8af3d3eebf0af798b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492957025533952