Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9760 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014. |
id |
UNB-2_0dd5c445253d1a9cd15389c4026e23f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/9760 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Luis Gustavo SouzaAguiar, Carla Silva RochaSILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9760Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.Este documento descreve a proposta para a implementação de um modelo de inteligência artificial baseado na neuroevolução a fim de obter personagens controlados pelo computador que fossem de alta qualidade. Para isso, foram estudados os conceitos da inteligência artificial, a fim de entender as técnicas clássicas que são usadas em jogos, e da inteligência computacional, para focar nas técnicas que apresentem adaptabilidade. Além disso, foi feita uma análise de como algumas técnicas e algoritmos de inteligência artificial são usadas em jogos eletrônicos e como elas afetam o gameplay. Essa análise servirá de referencial para a produção de um protótipo e condução de uma survey. Adicionalmente, o documento traz detalhes sobre o algoritmo Neuro-Evolving Augmenting Topologies (NEAT) usado para implementar a neuroevolução. Por fim, o trabalho apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do protótipo desenvolvido assim como na condução da survey analisa os resultados obtidos.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-02-26T20:29:27Z No. of bitstreams: 1 2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf: 88341111 bytes, checksum: ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-02-27T14:31:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf: 88341111 bytes, checksum: ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd (MD5)Made available in DSpace on 2015-02-27T14:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf: 88341111 bytes, checksum: ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd (MD5)This document describes the proposal for implementation of a artificial intelligence model based on multimodal neuroevolution in order to achieve high quality non-player characters. For this it was studied the concepts of artificial intelligence, to understand the classical techniques that are used in games, and computational intelligence techniques, to focus on showing adaptability. Also an analysis of how some of the artificial intelligence’s techniques and algorithms are used in eletronic games and how they affect the gameplay. This analysis will serve as a reference for the production of a prototype and conduct a survey. Additionally, the document provides details about the Neuro-Evolving augmenting Topologies (NEAT) algorithm used to implement the neuroevolution. Finally, the paper presents the results obtained in the development of the prototype as well as in the conduct of the survey and analyzes the results.NeuroevoluçãoInteligência artificialAlgoritmos genéticosRedes neurais (Computação)Jogos eletrônicosAplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-02-27T14:31:12Z2015-02-27T14:31:12Z2015-02-27T14:31:12Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdfapplication/pdf88341111http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/1/2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdfddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebddMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/5/license.txt28c3a46f804bad8af3d3eebf0af798b8MD5510483/97602017-06-22 09:54:11.418oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-06-22T12:54:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
title |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
spellingShingle |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade Silva, Luis Gustavo Souza Neuroevolução Inteligência artificial Algoritmos genéticos Redes neurais (Computação) Jogos eletrônicos |
title_short |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
title_full |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
title_fullStr |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
title_full_unstemmed |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
title_sort |
Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade |
author |
Silva, Luis Gustavo Souza |
author_facet |
Silva, Luis Gustavo Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luis Gustavo Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aguiar, Carla Silva Rocha |
contributor_str_mv |
Aguiar, Carla Silva Rocha |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Neuroevolução Inteligência artificial Algoritmos genéticos Redes neurais (Computação) Jogos eletrônicos |
topic |
Neuroevolução Inteligência artificial Algoritmos genéticos Redes neurais (Computação) Jogos eletrônicos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-27T14:31:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-27T14:31:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27T14:31:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9760 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/1/2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9760/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddadaf3593b8c9b3075fa596f955ebdd 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 28c3a46f804bad8af3d3eebf0af798b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907836495724544 |