A inovação nos serviços de transporte rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sophia Guimarães Franco da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26405
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.
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spelling Silva, Sophia Guimarães Franco daOliveira, Amanda Flávio deGUIMARÃES, Sophia. A inovação nos serviços de transporte rodoviário. 2020. xi, 223 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/26405Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.O objetivo desta pesquisa é explorar como a inovação impacta o setor do transporte rodoviário interestadual de passageiros no Brasil. Considera-se o seu vínculo com o serviço público, no passado; e o seu controle sob o paradigma da regulação econômica, na atualidade. Em paralelo ao movimento institucional de redução do fardo regulatório, surge a Buser, uma empresa de tecnologia que oferece a interface de conexão entre as empresas de fretamento e os potenciais passageiros. O problema de pesquisa consiste em identificar se a inserção desse agente intermediador desafia a estrutura jurídica existente e, em caso afirmativo, sob quais fundamentos e por quais meios. A metodologia eleita é a análise dos atos legais e infralegais que moldam as duas atividades regulamentadas correlatas à inovação, sob as competências normativa e fiscalizatória da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Da perspectiva teórica, a pesquisa se ancora nos estudos sobre a intersecção entre a inovação, o direito e a regulação e sobre a dinâmica das plataformas na economia do compartilhamento. Ao longo da discussão, há o influxo de premissas doDireito Constitucional e do Direito Administrativo, que agregam em complexidade ao estudo de caso. O resultado aponta para um regime híbrido de atributos operacionais e de deveres jurídicos para o fretamento colaborativo, o serviço intermediado pela Buser.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-10-29T21:37:03Z No. of bitstreams: 1 2020_SophiaGuimaraesFrancoDaSilva_tcc.pdf: 1920026 bytes, checksum: d9457e345e3f21fbd4f10d82662ce880 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2021-01-23T13:59:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_SophiaGuimaraesFrancoDaSilva_tcc.pdf: 1920026 bytes, checksum: d9457e345e3f21fbd4f10d82662ce880 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-23T13:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_SophiaGuimaraesFrancoDaSilva_tcc.pdf: 1920026 bytes, checksum: d9457e345e3f21fbd4f10d82662ce880 (MD5)This research aims to explore how innovation impacts the Brazilian nationwide road transportation sector. Therefore, it implies both its historical relation to the public service concept and its current submission to the economic regulation repertoire. Alongside a recent movement of liberalization, there was a disruption ignited by Buser, a virtually based company that provides an interface for bus services companies and potential travelers to connect. The core question is whether the platform's introduction challenges the existing legal framework and, if so, on which basis and to what extent. The methodology consists of the analysis of legislative and regulatory acts that shape a couple of regulated activities that got caught by innovation, whereas those remain under the Brazilian Land Transportation Agency jurisdiction. Concerning theoretical grounds, the chosen approaches were the studies on the intersection between law, regulation, and innovation and on the sharing economy multi-sided platforms. The discussion includes an overview of specific Constitutional and Administrative Law doctrines, which further complexity throughout the case study. The finding is a tailor-made, hybrid regime of legal boundaries to the services intermediated by Buser.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessDireito regulatórioTransporte rodoviárioInovaçãoA inovação nos serviços de transporte rodoviárioThe innovation in the road transportation sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-01-23T13:59:27Z2021-01-23T13:59:27Z2020-09-16porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26405/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_SophiaGuimaraesFrancoDaSilva_tcc.pdf2020_SophiaGuimaraesFrancoDaSilva_tcc.pdfapplication/pdf1920026http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26405/1/2020_SophiaGuimaraesFrancoDaSilva_tcc.pdfd9457e345e3f21fbd4f10d82662ce880MD5110483/264052021-01-23 11:59:27.158oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-01-23T13:59:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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