Ioga : como disciplina na grade curricular das escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6271 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
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Silva, Jario AraujoMarques, Maria Celeste Said SilvaSILVA, Jario Araujo. Ioga: como disciplina na grade curricular das escolas. 2013. xiv, 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6271Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.Esta monografia norteia para inclusão da Ioga como disciplina na grade curricular da escola formal. A Ioga como disciplina na grade curricular das escolas está em sintonia com a pedagogia moderna do terceiro milênio que permite estabelecer uma síntese entre a ciência, filosofia, religião e arte. A prática pedagógica que conduz a vivência integral do Ser, parte da Ioga como esteio fundamental. Considera-se que o ente humano é um ser perfeito e completo, inconsciente de sua perfeição, de sua inconsciência, está em permanente procura de ser mais na construção de sua completude individual e social. Partindo da realidade que a globalização é uma variável marcante do mundo atual, que exige um currículo cada vez mais próximo da cultura universal como eixo norteador para preparação de uma cidadania planetária. Este trabalho propõe que a Ioga esteja no Livro Didático, que tem um papel mediador na relação entre o estudante e o conhecimento, embora, em muitas situações, ele é a única possibilidade de leitura tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar do aluno. A monografia estuda os caminhos para inserção da Ioga no currículo escolar como disciplina teórica e prática; e expõe a técnica de Ioga acultural e não religiosa, como disciplina transdisciplinar e holística acessível aos estudantes da escola ocidental. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis monograph guides to include yoga as a discipline in the formal school curriculum. Yoga as a discipline in the curriculum of schools is in line with modern pedagogy in the third millennium that allows you to establish a synthesis between science, philosophy, religion and art. The pedagogical practice that leads to the experience of being that integral start of the yoga as a fundamental pillar. It is considered that the human being is a perfect and complete, unconscious of his perfection, of his unconsciousness, is in constant demand to be more in building its completeness individual and social. Starting from the fact that globalization is a variable remarkable in today's world requires a curriculum that increasingly near universal culture as a guideline for preparing a planetary citizenship, proposes that yoga is the Textbook which has a mediating role in the relationship between student and knowledge, in many situations, it is the only possible reading both at school and in the family environment of the student. The thesis studies the ways to insert yoga in school curriculum as practical and theoretical discipline and exposes the technique of yoga acultural and nonreligious, holistic and transdisciplinary discipline as accessible to school students western. ____________________________________________________________________________ RÉSUMÉCette monographie guide d'inclure le yoga comme une discipline dans le cursus scolaire. Yoga en tant que discipline dans le programme des écoles est en ligne avec la pédagogie moderne dans le troisième millénaire qui vous permet d'établir une synthèse entre la science, la philosophie, la religion et l'art. La pratique pédagogique qui mène à l'expérience de faire partie intégrante du yoga comme un pilier fondamental. Il est considéré que l'être humain est une parfaite et complète, inconscient de sa perfection, son inconscience, est en demande constante d'être plus dans la construction de sa complétude individuelle et sociale. Partant du fait que la mondialisation est un remarquable variable dans le monde d'aujourd'hui exige un programme qui de plus en plus proche de la culture universelle comme un guide pour la préparation d'une citoyenneté planétaire, propose que le yoga est le Manuel qui a un rôle de médiateur dans la relation entre les connaissances des élèves et, dans de nombreuses situations, il est la seule lecture possible à la fois à l'école et dans le milieu familial de l'élève. La thèse étudie les façons d'insérer le yoga dans le programme scolaire comme discipline théorique et pratique et expose la technique de la discipline du yoga aculturelle et non religieux, holistique et transdisciplinaire aussi accessible aux élèves des écoles occidentales.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-10-08T23:19:23Z No. of bitstreams: 1 2013_JarioAraujoSilva.pdf: 3059832 bytes, checksum: 825d46a55e98df12dd93f57898429c59 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-10-10T12:51:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JarioAraujoSilva.pdf: 3059832 bytes, checksum: 825d46a55e98df12dd93f57898429c59 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-10T12:51:19Z (GMT). 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