Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tosta, Lena Tatiana Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10255
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2011.
id UNB_04c1d45f4a700942d7c7ac2a0bfdc0d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10255
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatóriaMeditaçãoIogaEtnologia - ÍndiaSelf (Psicologia)AscetismoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2011.Texto Divilgado parcialmente a pedido do autor. Restrito as imagens e a partir do capítulo 3.Esta tese apresenta uma leitura antropológica da cosmopercepção de iogues dissidentes na Índia, renunciantes que adotaram o estilo de vida ascético “não-domesticado”, os naga sadhus em especial. Tal leitura é matizada por diferentes escalas: 1) Uma escala macro-analítica, de avaliação reflexiva dos potenciais e limites epistemológicos e metodológicos da antropologia no estudo de saberes não-ocidentais, em particular o tantra yoga como os iogues dissidentes o descrevem. Conclui-se que o fazer antropológico pode enriquecer-se com perspectivas epistemológicas e metodológicas cruzadas frente a sistemas de conhecimento baseados em retóricas de emancipação e métodos de empoderamento cognitivo que, assim como a etnografia, dão valência central à experiência de contato com a “alteridade” capaz de deflagrar processos de desencapsulamento e reconfiguração do self. 2) Uma escala meso-analítica, de reflexão sobre os universos de sentido utilizados para pensar o ascetismo dissidente e a instituição da renúncia na Índia, no imaginário e na literatura acadêmica, no intuito de sugerir uma linguagem analítica capaz de deixar transparecer as sociologias e hermenêuticas dos próprios iogues em estudo. Concluise que o ascetismo “não-domesticado” não pode ser adequadamente abordado a partir de idiomas religiosos, sociológicos ou políticos em seus sentidos estritos. Sugerese, portanto, um idioma analítico alternativo, inspirado na concepção de pessoa e de mundo social dos naga sadhus. 3) Uma escala micro-analítica, fundamentada em descrição etnográfica sensorial e narrativas fotográficas de dois anos de pesquisa de campo, culminando em um exercício de descrição densa da pedagogia (in)disciplinar proposta por Maharaj Amar Bharti, praticante da austeridade urdhva-bahu de manter o braço levantado por décadas, entre outras práticas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis presents an anthropological rendering of dissident yogis in India, renouncers who have adopted an untamed ascetic lifestyle, naga sadhus in particular, shaded by different levels of analysis: 1) A macro-analytical perspective, consisting of a reflexive evaluation of the epistemological and methodological limits and potentials of anthropology regarding the study of other than Western systems of knowledge, especially tantra yoga as dissident ascetics describe it. It is argued that anthropological practices may be enriched by cross-methodological and epistemological stances regarding systems of knowledge founded on discourses on cognitive empowerment and emancipation which are analogous to ethnography in the sense that they are based on experiential methodologies of confronting the encapsulation of the self with “alterity” and furthering its reconstruction. 2) A meso-analytical perspective, based on a critical analysis of the world of meanings surrounding the interpretation of dissident asceticism and the institution of renunciation in India, in the imaginary and in academic literature, in order to arrive at an analytical language capable of allowing the yogis’ own sociologies and hermeneutics to reveal themselves. It is contended that untamed asceticism cannot be adequately tackled by religious, sociological or political idioms alone. Thus, an alternative analytical idiom is suggested, inspired by the dissident ascetic’s notions of person and social world. 3) a micro-analytical perspective, consisting of sensuous ethnographic description and photographic narratives of a two-year fieldwork with naga sadhus, culminating with an experience in thick description of the (in)disciplinary pedagogy proposed by Maharaj Amar Bharti, a practitioner of the urdhva-bahu austerity of keeping an arm raised for decades, among other practices.Carvalho, José Jorge deNandy, AshisTosta, Lena Tatiana Dias2012-04-16T13:56:19Z2012-04-16T13:56:19Z2012-04-162011-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTOSTA, Lena Tatiana Dias. Iogues dissidentes: pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10255info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:27:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/10255Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:27:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
title Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
spellingShingle Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
Tosta, Lena Tatiana Dias
Meditação
Ioga
Etnologia - Índia
Self (Psicologia)
Ascetismo
title_short Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
title_full Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
title_fullStr Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
title_full_unstemmed Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
title_sort Iogues dissidentes : pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória
author Tosta, Lena Tatiana Dias
author_facet Tosta, Lena Tatiana Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Jorge de
Nandy, Ashis
dc.contributor.author.fl_str_mv Tosta, Lena Tatiana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Ioga
Etnologia - Índia
Self (Psicologia)
Ascetismo
topic Meditação
Ioga
Etnologia - Índia
Self (Psicologia)
Ascetismo
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-08
2012-04-16T13:56:19Z
2012-04-16T13:56:19Z
2012-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOSTA, Lena Tatiana Dias. Iogues dissidentes: pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10255
identifier_str_mv TOSTA, Lena Tatiana Dias. Iogues dissidentes: pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508366698905600