Sobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Jordhanna Neris Sampaio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26412
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
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spelling Cavalcante, Jordhanna Neris SampaioKlein, Stefan FornosCAVALCANTE, Jordhanna Neris Sampaio. Sobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26412Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.Este trabalho objetiva entender a ‘democracia brasileira’ pós-1988 pelos olhares da população negra, partindo da produção artística e teórica do grupo de rap Racionais MC’s, e do disco Sobrevivendo no Inferno. Aqui reivindicamos o fazer sociológico não canônico, realçando a produção periférica, marginalizada em razão do racismo que nega a capacidade de elaboração e racionalidade da população negra sobre a realidade que experimentamos. Pensar os acontecimentos históricos e disputas políticas do Brasil recente, assim como os arranjos que permitem a convivência de democracia e continuidade da política antinegro, deve partir de elaborações que não neguem a agência negra na história e formação do país. Por isso, fazemos o caminho de volta, olhando para o advento da Constituição de 1988 e seus refluxos na década de 1990 a partir do rap, como teoria crítica da realidade, com caráter descritivo e normativo que seja alternativo ao mainstream jurídico para a população negra.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2020-12-29T19:57:45Z No. of bitstreams: 1 2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdf: 1478784 bytes, checksum: 2de8602745953533877ff50855a683e8 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-01-25T13:01:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdf: 1478784 bytes, checksum: 2de8602745953533877ff50855a683e8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-25T13:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdf: 1478784 bytes, checksum: 2de8602745953533877ff50855a683e8 (MD5)This work aims to understand ‘Brazilian democracy’ in the post-1988 historical context through the eyes of black folk, specially departing from theoretical and artistic productions of the rap group called Racionais MC's and its album Sobrevivendo no Inferno [Surviving in hell]. Thereby we reclaim the non-canonical sociological production of theories, highlighting its peripheral making, marginalized due to how racism denies the capacity of rationalizing and elaborating of the black population regarding its own experienced reality. To think historical events and political disputes that recently happened in Brazil, such as the arrangements that grant the coexistence of democracy and the continuity of anti-black policies, we should begin this analysis from productions that do not deny black agency in History-making and building of this country. Therefore, we make our way back, taking a look at the advent of the Brazilian Constitution in 1988 and its consequences during the 1990's. We take the Hip Hop perspectives as a critical theory of reality and a new way to describe and create the norm to the black population differently from the justice system.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRap (Música)RacismoMúsica - linguagemMúsica - questões étnico-raciaisMúsica de protestoNegros - identidade racialNegros - artistasDemocracia racialSobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-01-25T13:01:01Z2021-01-25T13:01:01Z2019-12-05porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26412/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdf2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdfapplication/pdf1478784http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26412/1/2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdf2de8602745953533877ff50855a683e8MD5110483/264122021-01-25 11:01:01.979oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-01-25T13:01:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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