O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252447 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar às músicas do álbum “Sobrevivendo no inferno” como uma fonte para o estudo da história nacional brasileira. E como o RAP se constitui na arte, enquanto um elemento dissipador cultural que dialoga com a população negra e periférica. Auxiliando na formulação de uma consciência crítica sobre o papel do Estado frente a estes sujeitos, a construção de uma identidade social e formulação da ideia de territorialização. O modelo de análise crítica se coloca através da escuta e leitura das músicas na própria ordem do disco, que foram transformadas em subcapítulos, utilizando as mesmas como principal material da pesquisa, em diálogo com a bibliografia acerca da história brasileira. |
id |
UFRGS-2_22bcb2e8aac8fed40214e55dc0cca284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252447 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Wellington LaureanoSperanza, Clarice Gontarski2022-12-07T04:52:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/252447001155771Este trabalho busca analisar às músicas do álbum “Sobrevivendo no inferno” como uma fonte para o estudo da história nacional brasileira. E como o RAP se constitui na arte, enquanto um elemento dissipador cultural que dialoga com a população negra e periférica. Auxiliando na formulação de uma consciência crítica sobre o papel do Estado frente a estes sujeitos, a construção de uma identidade social e formulação da ideia de territorialização. O modelo de análise crítica se coloca através da escuta e leitura das músicas na própria ordem do disco, que foram transformadas em subcapítulos, utilizando as mesmas como principal material da pesquisa, em diálogo com a bibliografia acerca da história brasileira.Este trabajo busca analizar las canciones del disco “Sobreviviendo no inferno” como fuente para el estudio de la historia nacional brasileña. Y cómo el RAP se constituye en el arte, como elemento disipador cultural que dialoga con la población negra y periférica. Coadyuvar en la formulación de una conciencia crítica sobre el papel del Estado frente a estos sujetos, la construcción de una identidad social y la formulación de la idea de territorialización. El modelo de análisis crítico se basa en escuchar y leer las canciones en el orden del disco, las cuales fueron transformadas en subcapítulos, utilizándolos como material principal de la investigación, en diálogo con la bibliogradia sobre la historia brasileña.application/pdfporRacismoDiscriminação racialMúsica e sociedadeIdentidade socialRap (Música)ConcienciaRacismoViolenciaTerritorioCanciónO Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC'sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155771.pdf.txt001155771.pdf.txtExtracted Texttext/plain172387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252447/2/001155771.pdf.txt55f57d3566f772abd905d61263d08c8cMD52ORIGINAL001155771.pdfTexto completoapplication/pdf915210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252447/1/001155771.pdf483738111a612cc1d7cc4f09fa75fd55MD5110183/2524472022-12-08 06:03:15.117552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-08T08:03:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
title |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
spellingShingle |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's Alves, Wellington Laureano Racismo Discriminação racial Música e sociedade Identidade social Rap (Música) Conciencia Racismo Violencia Territorio Canción |
title_short |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
title_full |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
title_fullStr |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
title_full_unstemmed |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
title_sort |
O Brasil e sua história na narrativa proposta pelo álbum "Sobrevivendo no Inferno" (1997), dos Racionais MC's |
author |
Alves, Wellington Laureano |
author_facet |
Alves, Wellington Laureano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Wellington Laureano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Speranza, Clarice Gontarski |
contributor_str_mv |
Speranza, Clarice Gontarski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo Discriminação racial Música e sociedade Identidade social Rap (Música) |
topic |
Racismo Discriminação racial Música e sociedade Identidade social Rap (Música) Conciencia Racismo Violencia Territorio Canción |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Conciencia Racismo Violencia Territorio Canción |
description |
Este trabalho busca analisar às músicas do álbum “Sobrevivendo no inferno” como uma fonte para o estudo da história nacional brasileira. E como o RAP se constitui na arte, enquanto um elemento dissipador cultural que dialoga com a população negra e periférica. Auxiliando na formulação de uma consciência crítica sobre o papel do Estado frente a estes sujeitos, a construção de uma identidade social e formulação da ideia de territorialização. O modelo de análise crítica se coloca através da escuta e leitura das músicas na própria ordem do disco, que foram transformadas em subcapítulos, utilizando as mesmas como principal material da pesquisa, em diálogo com a bibliografia acerca da história brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-07T04:52:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252447 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001155771 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252447 |
identifier_str_mv |
001155771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252447/2/001155771.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252447/1/001155771.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55f57d3566f772abd905d61263d08c8c 483738111a612cc1d7cc4f09fa75fd55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224647056818176 |