Análise da percepção dos colaboradores acerca das mudanças provocadas pela criação da universidade corporativa em uma instituição financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Alexandre Mattos de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/757
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.757
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
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spelling Freitas, Alexandre Mattos deFaria, Maria de Fátima Bruno deFREITAS, Alexandre Mattos de. Análise da percepção dos colaboradores acerca das mudanças provocadas pela criação da universidade corporativa em uma instituição financeira. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/757http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.757Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar, por meio da percepção dos funcionários de uma Instituição Financeira, o funcionamento de sua Universidade Corporativa (UC). O conceito adotado no estudo para UC é o de Meister (1999, p.29), que a define como “um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização”. Foi realizada uma pesquisa descritiva, envolvendo a utilização da abordagem qualitativa e quantitativa. A primeira foi feita por meio da análise documental para verificar o que a alta administração busca com a UC, e a segunda se deu com a aplicação de questionários validados estatisticamente junto aos colaboradores de uma agência bancária dessa Instituição. O resultado da análise de documentos apontou que o objetivo da UC é ser percebida pelos funcionários como um importante espaço de desenvolvimento pessoal e profissional, contribuir para intensificar o relacionamento do Banco com a sociedade e o mercado, bem como para contribuir com a ampliação dos negócios e desenvolver o capital intelectual da organização. O resultado da aplicação dos questionários mostrou que os colaboradores concordam de maneira geral que a UC gera uma vinculação entre os indivíduos e a estratégia organizacional, adota com sucesso o modelo de gestão por competências e cria um estímulo à educação continuada. Concluiu-se que os colaboradores dessa organização percebem a UC de maneira semelhante àquela proposta pela área de Gestão de Pessoas, excetuando-se os fatores relacionados ao fato da UC provocar um aumento de visibilidade interna e externa da empresa e de promover uma relação de parceria com as tradicionais instituições de ensino. Recomenda-se para futuros estudos que haja uma amostra ampliada e mais diversificada e que seja realizada uma pesquisa qualitativa após a obtenção dos resultados pelo questionário para um aprofundamento das razões de não percepção das ações de uma UC.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2009-11-24T15:35:29Z No. of bitstreams: 1 2009_AlexandreMattosFreitas.pdf: 162482 bytes, checksum: 3db431c9f7f8a62dadb906011f21fb64 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-11-25T15:44:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_AlexandreMattosFreitas.pdf: 162482 bytes, checksum: 3db431c9f7f8a62dadb906011f21fb64 (MD5)Made available in DSpace on 2009-11-25T15:44:03Z (GMT). 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