O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Laíse Meneses Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3652
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_1a18776bc2ff7171a3c360f63631ee90
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3652
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Ana Laíse Meneses FernandesMoreira, Marina FigueiredoSILVA, Ana Laíse Meneses Fernandes. O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal: um serviço público inovador? 2011. 111 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3652Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.A modernização do Estado trazida por reformas administrativas das últimas décadas tem feito com que seja buscada uma administração pública mais eficiente e mais voltada para o cidadão. Melhorar o desempenho na prestação de serviços para satisfazer aos cidadãos torna-se um imperativo neste momento. Os cidadãos passaram a ser vistos como clientes e a reivindicar cada vez mais por melhorias, assim, a falta de flexibilidade e outras distorções da burocracia deixam de ser toleradas. Essa situação tem exigido iniciativas inovadoras por parte da gestão pública, que tem buscado oferecer serviços públicos capazes de gerar valor aos cidadãos. Neste contexto, a resposta apresentada pelo Estado, no Distrito Federal, é o Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, que segue uma tendência que vem sendo adotada em outros estados e em outros países nos últimos anos. Trata-se de uma central de atendimento integrado em que representações de diferentes órgãos ofertam seus serviços em um mesmo ambiente. Desse modo, o presente estudo se propôs a pesquisar essa ação do Estado como uma ação inovadora, buscando investigar se o Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal é reconhecido pelos cidadãos e órgãos prestadores como um serviço público inovador. Realiza-se um estudo de caso com abordagem metodológica mista. A pesquisa se divide em duas etapas, a primeira, de natureza qualitativa, consistiu em entrevistas semiestruturadas junto aos representantes dos órgãos e a segunda, de natureza quantitativa, em aplicação de questionários junto aos cidadãos usuários do serviço. Resultados de ambas as etapas apontam que o serviço é reconhecido tanto pelos órgãos quanto pelos cidadãos como um serviço público inovador, gerando valor aos órgãos e cidadãos. Segundo suas características, pode-se considerá-lo uma inovação de melhoria ou incremental e os resultados da etapa quantitativa apontaram a percepção positiva dos cinco construtos propostos para uma inovação em serviços públicos. Propõe-se que sejam realizados estudos futuros que abranjam outras unidades do serviço e também, serviços semelhantes de outros estados e, ainda, é proposto que sejam realizados novos testes para o aprimoramento do instrumento quantitativo desenvolvido neste estudo.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-10T00:44:26Z No. of bitstreams: 1 2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf: 1263199 bytes, checksum: 0554df9afb6813f59174d5a19e6db29f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-05-31T12:26:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf: 1263199 bytes, checksum: 0554df9afb6813f59174d5a19e6db29f (MD5)Made available in DSpace on 2012-05-31T12:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf: 1263199 bytes, checksum: 0554df9afb6813f59174d5a19e6db29f (MD5)Serviço público - atendimento ao cidadãoServiço público - qualidadeAdministração públicaO Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-05-31T12:26:02Z2012-05-31T12:26:02Z2012-05-31T12:26:02Z2011-12-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdfapplication/pdf1263199http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/1/2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf0554df9afb6813f59174d5a19e6db29fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/5/license.txtce16b2783d7a0c981627c48bb44ed186MD55TEXT2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf.txt2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf.txttext/plain205055http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/6/2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf.txt7668550aac4a06cb06f27d21b6517d24MD5610483/36522012-08-22 23:57:09.056oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T02:57:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
title O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
spellingShingle O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
Silva, Ana Laíse Meneses Fernandes
Serviço público - atendimento ao cidadão
Serviço público - qualidade
Administração pública
title_short O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
title_full O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
title_fullStr O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
title_full_unstemmed O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
title_sort O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal : um serviço público inovador?
author Silva, Ana Laíse Meneses Fernandes
author_facet Silva, Ana Laíse Meneses Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Laíse Meneses Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
contributor_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Serviço público - atendimento ao cidadão
Serviço público - qualidade
Administração pública
topic Serviço público - atendimento ao cidadão
Serviço público - qualidade
Administração pública
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-31T12:26:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-31T12:26:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-31T12:26:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Laíse Meneses Fernandes. O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal: um serviço público inovador? 2011. 111 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3652
identifier_str_mv SILVA, Ana Laíse Meneses Fernandes. O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão do Distrito Federal: um serviço público inovador? 2011. 111 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/1/2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3652/6/2011_AnaLaiseMenesesSilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0554df9afb6813f59174d5a19e6db29f
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
ce16b2783d7a0c981627c48bb44ed186
7668550aac4a06cb06f27d21b6517d24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492895076712448