Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleury, Marcos Cordeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22129
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
id UNB-2_1e2ed916cd898f202775aeb15e6b7435
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22129
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Fleury, Marcos CordeiroCastanho, Carla DeniseFLEURY, Marcos Cordeiro. Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22129Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.Jogos digitais podem provocar as mais diversas emoções e reações em seus usuários. A compreensão dessa experiência têm sido relevante tanto no contexto de pesquisas acadêmicas quanto na indústria que busca cada vez mais aperfeiçoar seus jogos e entender como o jogador se relaciona com esses artefatos. Nesse contexto, este trabalho propõe uma ferramenta para auxiliar na compreensão das reações dos jogadores através da inferência de estados afetivos a partir da expressão facial dos usuários durante uma sessão de jogo. Mais precisamente, ela permite a configuração de um ou mais aspectos variáveis de um jogo para cada teste e, a partir dos dados adquiridos tanto do próprio jogo quanto das inferências, gera gráficos, vídeos e arquivos CSV. Além disso, salienta-se que a ferramenta não está limitada a um determinado gênero de jogo. Foram realizados, ainda, testes para exemplificar como a ferramenta pode vir a ser utilizada e são demonstradas algumas possíveis análises feitas com a ferramenta. Os testes demonstraram o uso de gráficos e vídeos para análises qualitativas visuais além de análises numéricas através dos dados de um arquivo CSV.Submitted by Raquel Müller Alexandre de Albuquerque (raquelmaalbuquerque@yahoo.com.br) on 2019-06-06T13:11:32Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdf: 9260958 bytes, checksum: 53d87c9f2c536f02a79f22b7c48e38cd (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-06-07T14:19:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdf: 9260958 bytes, checksum: 53d87c9f2c536f02a79f22b7c48e38cd (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T14:19:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdf: 9260958 bytes, checksum: 53d87c9f2c536f02a79f22b7c48e38cd (MD5)Digital game scan provoke diverse emotions and reactions from their users. Comprehending these experiences has been relevant both for academic research and for the game’s industry, which searches to improve it’s games and understand how the player relates to these artifacts. In this context, this work proposes a tool to aid on the understanding of players’ reactions through the inferring of affective states achieved from users facial expression during game session. Specifically, it permits the configuration of one or more variable aspects of a game for each test and, from the data acquired from both the game and the inferences, generates graphs, videos and CSV files. Besides, it is stressed that the tool is not limited to any specific game genre. Moreover, test were realized to exemplify how the tool can be used and some possible analyses that can be done with the software were demonstrated. The tests resulted in findings about problems and strengths of the game. Such analysis is associated with the use of the diverse set of data gathered by the tool. The tests demonstrated how the graphs and videos can be used for visual qualitative analisys. On the other hand, numeric analysis are possible through the use of the data in the CSV file.Jogos eletrônicosExpressão facialVídeo gamesFerramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-06-07T14:19:57Z2019-06-07T14:19:57Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdf2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdfapplication/pdf9260958http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/1/2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdf53d87c9f2c536f02a79f22b7c48e38cdMD5110483/221292019-06-07 11:19:57.632oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-06-07T14:19:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
title Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
spellingShingle Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
Fleury, Marcos Cordeiro
Jogos eletrônicos
Expressão facial
Vídeo games
title_short Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
title_full Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
title_fullStr Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
title_full_unstemmed Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
title_sort Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador
author Fleury, Marcos Cordeiro
author_facet Fleury, Marcos Cordeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleury, Marcos Cordeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Carla Denise
contributor_str_mv Castanho, Carla Denise
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Expressão facial
Vídeo games
topic Jogos eletrônicos
Expressão facial
Vídeo games
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-07T14:19:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-07T14:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FLEURY, Marcos Cordeiro. Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22129
identifier_str_mv FLEURY, Marcos Cordeiro. Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22129/1/2018_MarcosCordeiroFleury_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
53d87c9f2c536f02a79f22b7c48e38cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493084386623488