Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniela Karine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Gleice Assunção da, Macedo, Cíntia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4314
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as expressões faciais e gestos de crianças durante a interação com um jogo digital específico e os relatos orais sobre a experiência para discutir o potencial do uso dos jogos digitais em contexto educacionais e mediados para trabalhar as emoções. A pesquisa  caracteriza-se por ser exploratória de abordagem qualitativa realizada com seis crianças em idade escolar (entre 4 a 7 anos). Para tanto, realizou-se filmagens das expressões faciais sintonizadas com as fases do jogo e entrevistas individuais com as crianças e entrevistas. Os resultados revelaram que os jogos digitais podem se constituir como um espaço de problematização, análise e discussão para o desenvolvimento emocional nas crianças, reforçando a importância de uma concepção mais ampla e integral de formação humana e o papel da escola para o desenvolvimento humano.
id UNOCHAPO-1_29160cfad3521649984866b3c8125feb
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4314
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com criançasGamesExpressão facialAprendizagemEste estudo tem como objetivo analisar as expressões faciais e gestos de crianças durante a interação com um jogo digital específico e os relatos orais sobre a experiência para discutir o potencial do uso dos jogos digitais em contexto educacionais e mediados para trabalhar as emoções. A pesquisa  caracteriza-se por ser exploratória de abordagem qualitativa realizada com seis crianças em idade escolar (entre 4 a 7 anos). Para tanto, realizou-se filmagens das expressões faciais sintonizadas com as fases do jogo e entrevistas individuais com as crianças e entrevistas. Os resultados revelaram que os jogos digitais podem se constituir como um espaço de problematização, análise e discussão para o desenvolvimento emocional nas crianças, reforçando a importância de uma concepção mais ampla e integral de formação humana e o papel da escola para o desenvolvimento humano.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/431410.22196/rp.v22i0.4314Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4314/3117Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela KarineSilva, Gleice Assunção daMacedo, Cíntia Costa2020-06-15T08:44:59Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4314Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-06-15T08:44:59Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
title Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
spellingShingle Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
Ramos, Daniela Karine
Games
Expressão facial
Aprendizagem
title_short Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
title_full Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
title_fullStr Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
title_full_unstemmed Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
title_sort Jogos digitais e emoções: um estudo exploratório com crianças
author Ramos, Daniela Karine
author_facet Ramos, Daniela Karine
Silva, Gleice Assunção da
Macedo, Cíntia Costa
author_role author
author2 Silva, Gleice Assunção da
Macedo, Cíntia Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Silva, Gleice Assunção da
Macedo, Cíntia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Games
Expressão facial
Aprendizagem
topic Games
Expressão facial
Aprendizagem
description Este estudo tem como objetivo analisar as expressões faciais e gestos de crianças durante a interação com um jogo digital específico e os relatos orais sobre a experiência para discutir o potencial do uso dos jogos digitais em contexto educacionais e mediados para trabalhar as emoções. A pesquisa  caracteriza-se por ser exploratória de abordagem qualitativa realizada com seis crianças em idade escolar (entre 4 a 7 anos). Para tanto, realizou-se filmagens das expressões faciais sintonizadas com as fases do jogo e entrevistas individuais com as crianças e entrevistas. Os resultados revelaram que os jogos digitais podem se constituir como um espaço de problematização, análise e discussão para o desenvolvimento emocional nas crianças, reforçando a importância de uma concepção mais ampla e integral de formação humana e o papel da escola para o desenvolvimento humano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4314
10.22196/rp.v22i0.4314
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4314
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4314/3117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994867216384