A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28309
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
id UNB-2_20d7d1245e45063f836106a23882d993
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28309
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pedrosa, Ana Luíza RodriguesFaria, Daniel Barbosa Andrade dePEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/28309Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.Este trabalho consiste numa análise da narrativa cinematográfica criada pelo cineasta norte-americano John Cassavetes em dois de seus filmes - “Uma Mulher Sob a Influência” (1974) e “Noite de Abertura” (1977) - com o intuito de exercitar a possibilidade proposta por Ricardo Borrmann no artigo “Cinema, imagem e história na leitura de Carlo Ginzburg sobre o livro póstumo de Kracauer” de construir uma narrativa histórica mais próxima de uma narrativa cinematográfica. Isso é feito a partir de uma investigação do realismo (como conceituado por André Bazin no livro “O que é cinema?”) utilizado por Cassavetes para criar a ilusão de imprevisibilidade, que coloca em prática a filosofia do diretor da arte como extensão da vida real - descrita em sua autobiografia “Cassavetes on Cassavetes”, editada por Ray Carney.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-02-18T14:25:45Z No. of bitstreams: 1 2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf: 459043 bytes, checksum: 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-08-25T13:07:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf: 459043 bytes, checksum: 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-25T13:07:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf: 459043 bytes, checksum: 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 (MD5)This essay consists of an analysis of the cinematic narrative created by north american filmmaker John Cassavetes in two of his films - A Woman Under the Influence (1974) and Opening Night (1977) - with the intention of exercising the possibility propositioned by Ricardo Borrmann in his article “Cinema, image, and history in a reading of Carlo Ginzburg of the posthumous book by Sigfried Kracauer” of constructing a historical narrative closer to a cinematic narrative. This is done through the examination of realism (as conceptualized by André Bazin in “What is cinema?”) used by Cassavetes in these films to create the illusion of unpredictability that puts into practice the director’s philosophy of art as an extension of real life - described in his autobiography “Cassavetes on Cassavetes”, edited by Ray Carney.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRoteiros cinematográficosCinema - análiseHistoriografiaA arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-08-25T13:07:46Z2021-08-25T13:07:46Z2020-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdfapplication/pdf459043http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/1/2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835MD5110483/283092021-08-25 10:07:46.497oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-25T13:07:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
title A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
spellingShingle A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues
Roteiros cinematográficos
Cinema - análise
Historiografia
title_short A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
title_full A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
title_fullStr A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
title_full_unstemmed A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
title_sort A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
author Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues
author_facet Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Daniel Barbosa Andrade de
contributor_str_mv Faria, Daniel Barbosa Andrade de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Roteiros cinematográficos
Cinema - análise
Historiografia
topic Roteiros cinematográficos
Cinema - análise
Historiografia
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-25T13:07:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-25T13:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28309
identifier_str_mv PEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/1/2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908037203656704