A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/28309 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. |
id |
UNB-2_20d7d1245e45063f836106a23882d993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/28309 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Pedrosa, Ana Luíza RodriguesFaria, Daniel Barbosa Andrade dePEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/28309Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.Este trabalho consiste numa análise da narrativa cinematográfica criada pelo cineasta norte-americano John Cassavetes em dois de seus filmes - “Uma Mulher Sob a Influência” (1974) e “Noite de Abertura” (1977) - com o intuito de exercitar a possibilidade proposta por Ricardo Borrmann no artigo “Cinema, imagem e história na leitura de Carlo Ginzburg sobre o livro póstumo de Kracauer” de construir uma narrativa histórica mais próxima de uma narrativa cinematográfica. Isso é feito a partir de uma investigação do realismo (como conceituado por André Bazin no livro “O que é cinema?”) utilizado por Cassavetes para criar a ilusão de imprevisibilidade, que coloca em prática a filosofia do diretor da arte como extensão da vida real - descrita em sua autobiografia “Cassavetes on Cassavetes”, editada por Ray Carney.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-02-18T14:25:45Z No. of bitstreams: 1 2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf: 459043 bytes, checksum: 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-08-25T13:07:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf: 459043 bytes, checksum: 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-25T13:07:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf: 459043 bytes, checksum: 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 (MD5)This essay consists of an analysis of the cinematic narrative created by north american filmmaker John Cassavetes in two of his films - A Woman Under the Influence (1974) and Opening Night (1977) - with the intention of exercising the possibility propositioned by Ricardo Borrmann in his article “Cinema, image, and history in a reading of Carlo Ginzburg of the posthumous book by Sigfried Kracauer” of constructing a historical narrative closer to a cinematic narrative. This is done through the examination of realism (as conceptualized by André Bazin in “What is cinema?”) used by Cassavetes in these films to create the illusion of unpredictability that puts into practice the director’s philosophy of art as an extension of real life - described in his autobiography “Cassavetes on Cassavetes”, edited by Ray Carney.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRoteiros cinematográficosCinema - análiseHistoriografiaA arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-08-25T13:07:46Z2021-08-25T13:07:46Z2020-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdfapplication/pdf459043http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/1/2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835MD5110483/283092021-08-25 10:07:46.497oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-25T13:07:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
title |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
spellingShingle |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues Roteiros cinematográficos Cinema - análise Historiografia |
title_short |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
title_full |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
title_fullStr |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
title_full_unstemmed |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
title_sort |
A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes |
author |
Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues |
author_facet |
Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Daniel Barbosa Andrade de |
contributor_str_mv |
Faria, Daniel Barbosa Andrade de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Roteiros cinematográficos Cinema - análise Historiografia |
topic |
Roteiros cinematográficos Cinema - análise Historiografia |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-25T13:07:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-25T13:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28309 |
identifier_str_mv |
PEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28309/1/2020_AnaLuizaRodriguesPedrosa_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 6ae3484533b988a38351efcdcc9a7835 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908037203656704 |