O retrato de Oscar Wilde : paradigmas de um autor que nunca envelhece

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luana Signorelli Faria da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7189
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.
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spelling Costa, Luana Signorelli Faria daCorrêa, Ana Laura dos ReisCOSTA, Luana Signorelli Faria da. O retrato de Oscar Wilde: paradigmas de um autor que nunca envelhece. 2013. 65 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7189Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.Esta monografia pretende tratar a obra O Retrato de Dorian Grey, do irlandês Oscar Wilde, como uma forma de expressão aberta e em diálogo constante tanto com a arte quanto com a realidade. A arte é o espelho do homem no momento em que pela técnica, e somente por ela, faz-se vivo e perpétuo o trabalho humano. É estabelecida uma relação entre arte e vida e a arte torna-se essencial, necessária. Esta monografia também visa a uma breve representação, a fim de explicação histórica, sobre o que foi a decadência aristocrática – a crise da aristocracia capitalista – que não deixa de ser também uma crise da arte representativa. O realismo então é uma ponte literária que culmina no modernismo. O período literário do realismo teve repercussões diferentes ao redor do mundo. O objetivo do trabalho foi compor um fio de forma tal que a literatura não se restringisse somente à produção realizada no Brasil. No entanto, é de interesse também aqui uma breve comparação com o realismo brasileiro, em uma tentativa de contemplar a totalidade literária que correspondesse ao período realista. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTThis monograph aims to treat the book The Portrait of Dorian Gray, of the Irish Oscar Wilde, as a form of open expression and constant dialogue with both art and reality. Art is the mirror of a man, and through his technique, it makes the human labor alive and perpetual. In this work, it’s established a relationship between art and life and art becomes essential, necessary. This monograph also aims to a brief representation of the historical panorama, explaining about what was the aristocratic decadence – the crisis of the capitalist aristocracy – which is nevertheless also the crisis of the representative art. The realism is then a literary bridge that culminates in modernism. The literary period of realism had different repercussions around the world. The objective was to compose a wire such that the literature is not restricted only to the Brazilian production. However, it is also of interest here a brief comparison with the Brazilian realism, in an attempt to cover the entire literary period that corresponded to the realistic.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-03-10T23:30:37Z No. of bitstreams: 1 2013_LuanaSignorelliFariaDaCosta.pdf: 664320 bytes, checksum: 396c2974a2cfc98850e7ea70a1bac887 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2014-03-11T14:55:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_LuanaSignorelliFariaDaCosta.pdf: 664320 bytes, checksum: 396c2974a2cfc98850e7ea70a1bac887 (MD5)Made available in DSpace on 2014-03-11T14:55:29Z (GMT). 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