A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Alice Cristina Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10625
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
id UNB-2_29a5c6a0972b6139f8c690bd2eb900f2
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10625
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Franco, Alice Cristina AlvesVieira, Diego MotaFRANCO, Alice Cristina Alves. A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10625Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.A responsabilidade socioambiental por parte do consumidor é cada vez mais visível na fase atual do capitalismo. Ao mesmo tempo, cresce o interesse em pesquisar e entender tal comportamento. Esse consumidor cobra posturas éticas das empresas e busca agir de acordo com seus valores sociais e ambientais. O objetivo deste trabalho é entender como o consumidor consciente busca informações ao longo do processo decisório de compra, ou seja, entender qual a importância da etapa de busca, tipo da busca, fatores que a influenciam e fontes de informação. O método quantitativo foi utilizado por meio de um questionário para identificar os consumidores conscientes. O método qualitativo, por meio de entrevista de profundidade, permitiu entender, de fato, a busca de informações. Esses dados foram analisados com uso do método estatístico descritivo e análise de conteúdo, respectivamente. Os principais resultados são que as informações sobre origem do produto e reputação da empresa são importantes e necessárias, mas isso geralmente é obtido de forma passiva, sem envolver grande esforço de busca pelo consumidor e para coletar essas informações a fonte de informação mais importante é a pessoal, pois possui mais credibilidade e diversidade de opinião. Por outro lado foi encontrado que a fonte comercial não exerce muita influência, pois pode ser distorcida pela empresa. E por fim constatou-se que a busca pode ser considerada bem sucedida, no momento da decisão de compra, quando o consumidor encontra o produto desejado, e no consumo em si, quando de fato é possível avaliar o produto e, consequentemente, a efetividade da busca de informações.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-15T18:52:12Z No. of bitstreams: 1 2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdf: 988151 bytes, checksum: 4d7269a27ce082410536f79e43f647cc (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-15T19:36:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdf: 988151 bytes, checksum: 4d7269a27ce082410536f79e43f647cc (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-15T19:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdf: 988151 bytes, checksum: 4d7269a27ce082410536f79e43f647cc (MD5)Fontes de informaçãoResponsabilidade socioambientalConsumo conscienteConsumidoresResponsabilidade social da empresaA busca de informação na decisão de compra do consumidor conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-15T19:36:12Z2015-07-15T19:36:12Z2015-07-15T19:36:12Z2014info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdf2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdfapplication/pdf988151http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/1/2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdf4d7269a27ce082410536f79e43f647ccMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21889http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/4/license_rdf5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/5/license.txt71bdbcae069ec5931d1c30ee8e1eb99eMD5510483/106252019-04-03 12:33:10.422oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-04-03T15:33:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
title A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
spellingShingle A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
Franco, Alice Cristina Alves
Fontes de informação
Responsabilidade socioambiental
Consumo consciente
Consumidores
Responsabilidade social da empresa
title_short A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
title_full A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
title_fullStr A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
title_full_unstemmed A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
title_sort A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
author Franco, Alice Cristina Alves
author_facet Franco, Alice Cristina Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Alice Cristina Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Fontes de informação
Responsabilidade socioambiental
Consumo consciente
Consumidores
Responsabilidade social da empresa
topic Fontes de informação
Responsabilidade socioambiental
Consumo consciente
Consumidores
Responsabilidade social da empresa
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-15T19:36:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-15T19:36:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-15T19:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCO, Alice Cristina Alves. A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10625
identifier_str_mv FRANCO, Alice Cristina Alves. A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/1/2014_AliceCristinaAlvesFranco.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10625/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d7269a27ce082410536f79e43f647cc
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64d
71bdbcae069ec5931d1c30ee8e1eb99e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907846552616960