Otimização topológica de pistão em suspensão a ar
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26062 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. |
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Missio, Luiz Henrique Dal CastelAlbuquerque, Éder Lima deMISSIO, Luiz Henrique Dal Castel. Otimização topológica de pistão em suspensão a ar. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26062Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.O presente trabalho apresenta um projeto de otimização estrutural topológica em pistões utilizados em atuadores de suspensões a ar. São apresentados os principais tipos de suspensão utilizadas em veículos de passeio e comerciais, bem como detalhes sobre o funcionamento de suspensões a ar e sua tendência de adoção no mercado. Tipos de processo de otimização são revisados na literatura e a otimização topológica é escolhida como o procedimento adequado para otimizar o pistão visando diminuir a utilização de material em sua fabricação enquanto mantém-se sua aplicabilidade no projeto. Dados de geometria e material são obtidos através das fabricantes, e as forças envolvidas no funcionamento do pistão são estimadas com base em testes de fábrica. Um modelo em elementos finitos no programa Simulia Abaqus foi desenvolvido e testes de convergência de malha são executados para a escolha de elementos de malha utilizados. A otimização é executada em diversas rodadas de simulações e é apresentada uma nova geometria utilizando um volume menor que mantém a funcionalidade da peça. Considerações sobre os custos e benefícios associados à otimização topológica são apresentadas.Submitted by Gabriella Barros (gabriellabarros@bce.unb.br) on 2020-11-03T14:19:06Z No. of bitstreams: 1 2019_LuizHenriqueDalCastelMissio_tcc.pdf: 2766231 bytes, checksum: f5638068f97895baf11e93ab3ff3682d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-11-30T14:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_LuizHenriqueDalCastelMissio_tcc.pdf: 2766231 bytes, checksum: f5638068f97895baf11e93ab3ff3682d (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-30T14:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_LuizHenriqueDalCastelMissio_tcc.pdf: 2766231 bytes, checksum: f5638068f97895baf11e93ab3ff3682d (MD5)This work presents a topology optimization project applied to pistons used in air spring suspension actuators. The main types of vehicle suspensions are presented as well as details about the operation of air spring suspensions and their market adoption trends. Different types of optimization processes are reviewed and the topology optimization is chosen to be the adequate procedure used to optimize the piston when aiming to reduce the amount of material used while keeping its application. Geometry and material data is obtained from the manufacturer and loads during operation are estimated based on factory tests. A finite element model is developed using the software Simulia Abaqus and a mesh convergence analysis is performed in order to choose element type and mesh size. The optimization is performed through numerous simulation rounds, and a new geometry using less material is presented. Considerations on costs and benefits associated to the topology optimization are presented.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessSuspensão (Veículos)VeículosElementos finitosOtimização topológica de pistão em suspensão a arinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-11-30T14:48:19Z2020-11-30T14:48:19Z2019-11-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26062/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_LuizHenriqueDalCastelMissio_tcc.pdf2019_LuizHenriqueDalCastelMissio_tcc.pdfapplication/pdf2766231http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26062/1/2019_LuizHenriqueDalCastelMissio_tcc.pdff5638068f97895baf11e93ab3ff3682dMD5110483/260622020-11-30 12:48:19.475oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-11-30T14:48:19Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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