Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2532 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
id |
UNB-2_33e1d890abcf28f010c72da0e427966d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/2532 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Oliveira, José Nilson Batista deLétti, Mariana MarlièreOLIVEIRA, José Nilson Batista de. Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor: a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF. 2011. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2532Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Os desastres naturais, que desafiam a tecnologia, o conhecimento humano, as grandes construções, e a desigualdade social oriunda do mau uso dos recursos naturais e do egocentrismo, estão em constante questionamento da sociedade. Este Trabalho de Curso pesquisa a percepção do consumidor sobre Responsabilidade Social Corporativa, especificamente clientes empresariais do Banco do Brasil S.A, da Agência de Taguatinga Sul- DF. O objetivo é levantar informações sobre a percepção do consumidor frente às publicações de práticas de Responsabilidade Social Corporativa efetuada pela instituição, Observar se essas práticas têm beneficiado a sociedade ou apenas a instituição. Os resultados do questionário qualitativo com perguntas fechadas e uma aberta apontaram que o consumidor, cliente do banco, tem considerado a empresa como uma instituição que busca a sustentabilidade, no entanto as divulgações foram consideradas conceitos de Marketing para promoção de produtos e serviços. Embora a instituição apresente programas sociais, normas e políticas de crédito que defendam o meio ambiente, os clientes respondentes da pesquisa não possuem concepção de que haja efetivamente essa prática pela empresa. O resultado demonstra a necessidade de alinhamento das estratégias de Responsabilidade Social Corporativa às expectativas dos clientes, como ferramenta de fidelização.Submitted by Larissa da Costa e Silva (larissadacostaesilva@gmail.com) on 2012-01-18T20:16:09Z No. of bitstreams: 1 2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf: 291828 bytes, checksum: 7feb90fb90b304fe2d3f3f37c70aba19 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes(patricia@bce.unb.br) on 2012-01-19T18:53:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf: 291828 bytes, checksum: 7feb90fb90b304fe2d3f3f37c70aba19 (MD5)Made available in DSpace on 2012-01-19T18:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf: 291828 bytes, checksum: 7feb90fb90b304fe2d3f3f37c70aba19 (MD5)Responsabilidade social da empresaDesenvolvimento sustentávelComportamento do consumidorInstituições financeirasResponsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-01-19T18:53:03Z2012-01-19T18:53:03Z2012-01-19T18:53:03Z2011-04-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdfapplication/pdf291828http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/1/2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf7feb90fb90b304fe2d3f3f37c70aba19MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/2/license_url643eb4cd71b9b7735efd049f964871adMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22396http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/4/license_rdf631586c4ad12410a641f99435697a198MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1876http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/5/license.txtc0cc54cd99dc4b6db7eacd86b7e4848eMD55TEXT2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf.txt2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf.txttext/plain78384http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/6/2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf.txtacaee41fece6e28b66b7168e818b484eMD5610483/25322012-08-23 00:01:03.044oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T03:01:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
title |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
spellingShingle |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF Oliveira, José Nilson Batista de Responsabilidade social da empresa Desenvolvimento sustentável Comportamento do consumidor Instituições financeiras |
title_short |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
title_full |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
title_fullStr |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
title_sort |
Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor : a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF |
author |
Oliveira, José Nilson Batista de |
author_facet |
Oliveira, José Nilson Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Nilson Batista de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Létti, Mariana Marlière |
contributor_str_mv |
Létti, Mariana Marlière |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Responsabilidade social da empresa Desenvolvimento sustentável Comportamento do consumidor Instituições financeiras |
topic |
Responsabilidade social da empresa Desenvolvimento sustentável Comportamento do consumidor Instituições financeiras |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T18:53:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-01-19T18:53:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01-19T18:53:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, José Nilson Batista de. Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor: a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF. 2011. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2532 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, José Nilson Batista de. Responsabilidade socioambiental na visão do consumidor: a percepção dos clientes empresariais do Banco do Brasil na agência Taguatinga Sul-DF. 2011. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/1/2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2532/6/2011_JoseNilsonBatistadeOliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7feb90fb90b304fe2d3f3f37c70aba19 643eb4cd71b9b7735efd049f964871ad d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 631586c4ad12410a641f99435697a198 c0cc54cd99dc4b6db7eacd86b7e4848e acaee41fece6e28b66b7168e818b484e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492885561933824 |