Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Patricia Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9379
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
id UNB-2_358e28ef8a2f835d200e027cbab9dcf6
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/9379
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Leal, Patricia DiasBelisário, Katia MariaLEAL, Patricia Dias. Torre digital: plano de marketing para uma atração turística da capital federal. 2014. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9379Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.No atual cenário, onde os desafios são constantes e a velocidade das mudanças atinge proporções cada vez maiores, a comunicação passa a ser considerada como um dos principais diferenciais competitivos das organizações. Sob essa ótica, a capacidade de gerar conhecimentos e inovações na organização perpassa, necessariamente, a ideia de gerar modelos de comunicações eficazes. Este estudo tem como objetivo apresentar um plano estratégico de marketing para a Torre Digital, de modo a auxiliar os futuros gestores. A Torre Digital é a única torre de transmissão do Brasil que une todas as redes de TV locais. Além disso, foi criada, por Oscar Niemeyer, para ser um monumento aberto às visitações turísticas e com atrativos do cerrado. A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos dois questionários. Em um primeiro momento, aplicamos aos turistas estrangeiros que vieram conhecer Brasília durante o período dos jogos da Copa do Mundo 2014. E num segundo momento, foi aplicado aos professores de escolas públicas e privadas e universitários, com objetivo de analisar qual a visibilidade do monumento Torre Digital. Constatamos que a falta de atrativos, aliada a falta de divulgação ao público em geral, gerou a necessidade de propor um plano de marketing e comunicação ao monumento "Flor do Cerrado”.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-01-15T16:36:41Z No. of bitstreams: 2 2014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdf: 1011059 bytes, checksum: 9dff803344ea855791b2ffcd70423980 (MD5) 2014_PatriciaDiasLeal.pdf: 2856202 bytes, checksum: ae45812f6c79a1a96caa00995bde3a31 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-16T13:28:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdf: 1011059 bytes, checksum: 9dff803344ea855791b2ffcd70423980 (MD5) 2014_PatriciaDiasLeal.pdf: 2856202 bytes, checksum: ae45812f6c79a1a96caa00995bde3a31 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-16T13:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdf: 1011059 bytes, checksum: 9dff803344ea855791b2ffcd70423980 (MD5) 2014_PatriciaDiasLeal.pdf: 2856202 bytes, checksum: ae45812f6c79a1a96caa00995bde3a31 (MD5)In the current scenario, which always have challenges and speed of the changes is increasing, the communication become the main competitive advantage of organizations. In this view, the capacity to generate knowledge and create innovation in the organization goes further, necessarily, than thinking of create effective communication models. This study aims to present a strategic marketing planning to the Digital Tower to support future managers. The Digital Tower is the only tower transmission of Brazil that unites all the local TV Stations. Beyond that, Oscar Niemeyer designed it, to be a monument open to tourist visitations and with attractions of the Cerrado. The methodology used was the exploratory and descriptive research. We used two questionnaires. At first, applied to foreign tourists who came to know Brasilia during the period of the 2014 FIFA World Cup games. Subsequently, applied to the professors of public and private schools and universities, in order to examine which the Digital Tower Monument visibility. We found that the lack of attractive, combined with lack of disclosure to the general public, has generated the need to propose a strategic marketing planning to Monument "Flower of the Cerrado".Niemeyer, Oscar, 1907 - 2012Brasília (DF) - turismoMarketing turísticoBrasília (DF) - Torre DigitalTorre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-16T13:28:02Z2015-01-16T13:28:02Z2015-01-16T13:28:02Z2014-11-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_PatriciaDiasLeal.pdf2014_PatriciaDiasLeal.pdfapplication/pdf2856202http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/1/2014_PatriciaDiasLeal.pdfae45812f6c79a1a96caa00995bde3a31MD512014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdf2014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdfapplication/pdf1011059http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/2/2014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdf9dff803344ea855791b2ffcd70423980MD52CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/3/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD53license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19874http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/5/license_rdf38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/6/license.txte7e91caf5e6a4386dd633c3a444fd54aMD5610483/93792017-11-13 19:00:20.36oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-11-13T21:00:20Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
title Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
spellingShingle Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
Leal, Patricia Dias
Niemeyer, Oscar, 1907 - 2012
Brasília (DF) - turismo
Marketing turístico
Brasília (DF) - Torre Digital
title_short Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
title_full Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
title_fullStr Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
title_full_unstemmed Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
title_sort Torre digital : plano de marketing para uma atração turística da capital federal
author Leal, Patricia Dias
author_facet Leal, Patricia Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Patricia Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Belisário, Katia Maria
contributor_str_mv Belisário, Katia Maria
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Niemeyer, Oscar, 1907 - 2012
Brasília (DF) - turismo
Marketing turístico
Brasília (DF) - Torre Digital
topic Niemeyer, Oscar, 1907 - 2012
Brasília (DF) - turismo
Marketing turístico
Brasília (DF) - Torre Digital
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-16T13:28:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-16T13:28:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-16T13:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEAL, Patricia Dias. Torre digital: plano de marketing para uma atração turística da capital federal. 2014. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/9379
identifier_str_mv LEAL, Patricia Dias. Torre digital: plano de marketing para uma atração turística da capital federal. 2014. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/9379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/1/2014_PatriciaDiasLeal.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/2/2014_PatriciaDiasLeal_Produto.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/3/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/4/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/5/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9379/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae45812f6c79a1a96caa00995bde3a31
9dff803344ea855791b2ffcd70423980
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485
e7e91caf5e6a4386dd633c3a444fd54a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907831757209600