Percepção do suporte organizacional e intenção de rotatividade : um estudo com servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Eurides Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4192
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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spelling Borges, Eurides AlvesNeiva, Elaine RabeloBORGES, Eurides Alves. Percepção do suporte organizacional e intenção de rotatividade: um estudo com servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior. 2012. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4192Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.Nas últimas décadas, o estudo sobre a rotatividade de pessoal tem despertado interesse de muitos estudiosos que buscam uma maior compreensão dos indivíduos e suas formas de interagir no âmbito das organizações. Este trabalho propôs verificar se existem relações significativas entre o suporte organizacional percebido, construto definido por Eisenberger et al. (1986) como as crenças desenvolvidas pelo empregado sobre a extensão em que a organização valoriza suas contribuições e cuida de seu bem estar, e a intenção de rotatividade dos servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior, a Universidade de Brasília. A amostra foi composta por 193 servidores da carreira de técnico- administrativo, que ocupam cargos diversos, e que trabalham na Universidade de Brasília. O instrumento utilizado foi composto pelo Questionário de Percepção de Suporte Organizacional validado por Oliveira-Castro, Pilati e Borges-Andrade (1999) e pela Escala de Intenção de Rotatividade validada por Siqueira, Gomide Jr, Moura, & Marques (1997). Para tanto, foram conduzidas análises descritivas e regressão linear como procedimentos metodológicos. Os resultados demonstraram que há uma relação entre o suporte organizacional percebido e a intenção de rotatividade, conforme revela a literatura. Os fatores carga de trabalho e salários, promoção e ascensão contribuíram para a explicação do modelo, sendo que a carga de trabalho se relacionou significativamente e positivamente com a intenção de rotatividade, enquanto que o fator promoção, salários e ascensão se relacionou significativamente e negativamente com a intenção de rotatividade. Os resultados poderão contribuir para o planejamento de ações estratégicas, por parte da organização estudada, a fim de minimizar os efeitos da rotatividade de pessoal. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThroughout the last decades, the studies on the staff turnover have become source of interest for researchers who think through a better comprehension of the people and their forms of interacting by the level of the organizations. This paper proposes to check if there are significant relations between the organizations support perceived, established by Eisenberger et al (1986) such as the beliefs developed by the employer on the extension in which the organization highlights his or her contributions and takes care of the general welfare, and the intention of overturning of the technical and administrative civil servants of a superior teaching federal institution, the University of Brasília. The sample was composed by 193 technical and administrative civil servants who have different positions and work at University of Brasília. The instrument used was composed by the Questionnaire of Perception of Organizational Support validated by Oliveira-Castro, Pilati and Borges-Andrade (1999) and by the Scale of Intention of Turnover validated by Siqueira, GomideJr, Moura, & Marques (1997). Thus, the descriptive analysis and the linear regression such as methodological procedures were accomplished. The results show that there is a link between the organizational support perceived and the intention of overturning, as shown by the literature. The issues such as working hours and salaries, promotion and ascension contributed to the explanation of the model. The working hours linked significant and positively with the intention of turning over whereas the promotion, salaries and ascension related significant and negatively with the overturning intention. The results will contribute for the planning of strategy actions by the organization analyzed, as to minimize the effects of the staff turnover.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-11-29T00:22:41Z No. of bitstreams: 1 2012_EuridesAlvesBorges.pdf: 805596 bytes, checksum: 01d13a36a1cd3071403ca0ceff1676d9 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-12-10T10:12:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_EuridesAlvesBorges.pdf: 805596 bytes, checksum: 01d13a36a1cd3071403ca0ceff1676d9 (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-10T10:12:41Z (GMT). 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