Práticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins : uma percepção empresa/consumidor
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/25829 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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Sousa, Lucas Alves de AzevedoGonçalves, Elizânia de AraújoSOUSA, Lucas Alves de Azevedo. Práticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins: uma percepção empresa/consumidor. 2020. 179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/25829Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.A pesquisa de marketing consiste em identificar, coletar, analisar, disseminar e usar informações de forma sistemática e objetiva para melhorar a tomada de decisões relacionadas com a identificação e solução de problemas, bem como com as oportunidades de marketing, por exemplo, para a decisão a respeito do desenvolvimento de um produto. Este trabalho busca explorar e demonstrar algumas das principais práticas utilizadas por empresas durante o processo de pesquisa para o desenvolvimento de skins – determinada classe de itens digitais, comercializadas/distribuídas durante a prática de certos jogos online, através do uso de princípios da pesquisa de marketing. O objetivo foi investigar as práticas mais recorrentes de pesquisa de informação para o desenvolvimento de itens digitais, explícitas e implícitas, utilizadas por empresas desenvolvedoras de jogos MOBA. A metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, devido à conveniência do método para criar um paralelo entre as práticas verdadeiramente utilizadas pelas empresas e as percebidas pelos consumidores, assim como entre a pesquisa de marketing. Os resultados apontam que é possível, sim, destrinchar essas práticas, mesmo que implícitas, almejando a comparação, combinação, adaptação para outros contextos e seleção entre elas. Dentre outras considerações pode-se ainda mencionar uma aparente saturação do mercado de skins, com o atributo preço sendo um fator fundamental. Este estudo contribui para que sejam incitadas mais pesquisas sobre jogos eletrônicos online e seu potencial como ferramenta de pesquisa/ensino, uma vez que se demonstra possível o relacionamento de temas como a pesquisa de marketing e o desenvolvimento de itens digitais, como os itens para MOBAS.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-10-26T12:22:55Z No. of bitstreams: 1 2020_LucasAlvesDeAzevedoSousa_tcc.pdf: 5025859 bytes, checksum: 375542e37bb1a75e23d8841d361c3177 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-10-31T18:28:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_LucasAlvesDeAzevedoSousa_tcc.pdf: 5025859 bytes, checksum: 375542e37bb1a75e23d8841d361c3177 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-31T18:28:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_LucasAlvesDeAzevedoSousa_tcc.pdf: 5025859 bytes, checksum: 375542e37bb1a75e23d8841d361c3177 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessJogos eletrônicosMarketingConsumidores - preferênciaPesquisa motivacional (Marketing)Práticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins : uma percepção empresa/consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-10-31T18:28:10Z2020-10-31T18:28:10Z2020-06-05porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25829/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_LucasAlvesDeAzevedoSousa_tcc.pdf2020_LucasAlvesDeAzevedoSousa_tcc.pdfapplication/pdf5025859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25829/1/2020_LucasAlvesDeAzevedoSousa_tcc.pdf375542e37bb1a75e23d8841d361c3177MD5110483/258292020-10-31 15:28:10.267oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-10-31T18:28:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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