A ética no marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luíza Martins de Britto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11803
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
id UNB-2_37ed6c34632ae544cb6d6adb3213cb8a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11803
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Luíza Martins de BrittoVieira, Diego MotaSANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11803Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.Com o surgimento do consumerismo na década de 60, buscou-se difundir um consumo responsável e ético, defendendo os interesses dos consumidores e aumentando os direitos e poderes dos consumidores em relação aos vendedores (KOTLER, 1972). A partir desse movimento, os indivíduos ficaram mais conscientes e exigentes, fazendo com que as empresas adotassem estratégias com foco maior no consumidor, mas pensando também no bem-estar da sociedade. As discussões entre acadêmicos e profissionais da Administração em torno da ética praticada pelas empresas têm aumentado. O objetivo deste trabalho é entender como as práticas de marketing são percebidas do ponto de vista ético. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, através de entrevistas de profundidade realizadas com professores e profissionais de marketing seguindo um roteiro previamente elaborado. Os principais resultados encontrados apontam que as práticas de marketing das empresas são, de fato, questionáveis do ponto de vista ético, mas que não há um consenso a respeito do que é considerado como ético e o que não é. Além disso, existem fatores individuais e organizacionais que influenciam as decisões éticas dos profissionais, sendo que esses fatores variam de pessoa para pessoa, tornando as decisões subjetivas.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-26T17:21:42Z No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf: 695040 bytes, checksum: 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-03T20:11:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf: 695040 bytes, checksum: 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-03T20:11:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf: 695040 bytes, checksum: 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 (MD5)Responsabilidade social da empresaResponsabilidade socialMarketingMarketing socialMarketing - responsabilidade socialA ética no marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-03T20:11:26Z2016-02-03T20:11:26Z2016-02-03T20:11:26Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdfapplication/pdf695040http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/1/2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/5/license.txt67117786379264ce452a628cc599a391MD5510483/118032020-08-27 11:27:07.862oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-08-27T14:27:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A ética no marketing
title A ética no marketing
spellingShingle A ética no marketing
Santos, Luíza Martins de Britto
Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade social
Marketing
Marketing social
Marketing - responsabilidade social
title_short A ética no marketing
title_full A ética no marketing
title_fullStr A ética no marketing
title_full_unstemmed A ética no marketing
title_sort A ética no marketing
author Santos, Luíza Martins de Britto
author_facet Santos, Luíza Martins de Britto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luíza Martins de Britto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade social
Marketing
Marketing social
Marketing - responsabilidade social
topic Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade social
Marketing
Marketing social
Marketing - responsabilidade social
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-03T20:11:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-03T20:11:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-03T20:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11803
identifier_str_mv SANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/1/2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
67117786379264ce452a628cc599a391
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492980519927808