A ética no marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11803 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. |
id |
UNB-2_37ed6c34632ae544cb6d6adb3213cb8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/11803 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Luíza Martins de BrittoVieira, Diego MotaSANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11803Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.Com o surgimento do consumerismo na década de 60, buscou-se difundir um consumo responsável e ético, defendendo os interesses dos consumidores e aumentando os direitos e poderes dos consumidores em relação aos vendedores (KOTLER, 1972). A partir desse movimento, os indivíduos ficaram mais conscientes e exigentes, fazendo com que as empresas adotassem estratégias com foco maior no consumidor, mas pensando também no bem-estar da sociedade. As discussões entre acadêmicos e profissionais da Administração em torno da ética praticada pelas empresas têm aumentado. O objetivo deste trabalho é entender como as práticas de marketing são percebidas do ponto de vista ético. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, através de entrevistas de profundidade realizadas com professores e profissionais de marketing seguindo um roteiro previamente elaborado. Os principais resultados encontrados apontam que as práticas de marketing das empresas são, de fato, questionáveis do ponto de vista ético, mas que não há um consenso a respeito do que é considerado como ético e o que não é. Além disso, existem fatores individuais e organizacionais que influenciam as decisões éticas dos profissionais, sendo que esses fatores variam de pessoa para pessoa, tornando as decisões subjetivas.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-26T17:21:42Z No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf: 695040 bytes, checksum: 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-03T20:11:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf: 695040 bytes, checksum: 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-03T20:11:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf: 695040 bytes, checksum: 8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 (MD5)Responsabilidade social da empresaResponsabilidade socialMarketingMarketing socialMarketing - responsabilidade socialA ética no marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-03T20:11:26Z2016-02-03T20:11:26Z2016-02-03T20:11:26Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdfapplication/pdf695040http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/1/2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/5/license.txt67117786379264ce452a628cc599a391MD5510483/118032020-08-27 11:27:07.862oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-08-27T14:27:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A ética no marketing |
title |
A ética no marketing |
spellingShingle |
A ética no marketing Santos, Luíza Martins de Britto Responsabilidade social da empresa Responsabilidade social Marketing Marketing social Marketing - responsabilidade social |
title_short |
A ética no marketing |
title_full |
A ética no marketing |
title_fullStr |
A ética no marketing |
title_full_unstemmed |
A ética no marketing |
title_sort |
A ética no marketing |
author |
Santos, Luíza Martins de Britto |
author_facet |
Santos, Luíza Martins de Britto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luíza Martins de Britto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
contributor_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Responsabilidade social da empresa Responsabilidade social Marketing Marketing social Marketing - responsabilidade social |
topic |
Responsabilidade social da empresa Responsabilidade social Marketing Marketing social Marketing - responsabilidade social |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-03T20:11:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-03T20:11:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-03T20:11:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11803 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/1/2015_LuizaMartinsdeBrittoSantos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11803/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b0462eb81052cdb9bbca24eb8ad2038 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 67117786379264ce452a628cc599a391 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492980519927808 |