A utilização do filme como recurso metodológico para o estudo do fenômeno da migração nas aulas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rosana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5206
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2012.
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Posteriormente, as respostas foram comparadas para que se identificasse a evolução dos alunos em relação à metodologia utilizada, como forma de comprovar os benéficos da utilização do filme nas aulas de Geografia. A pesquisa teve como elemento provocador a necessidade de buscar mecanismos capazes de aproximar o aluno do conteúdo, viabilizando que os mesmos apreendam mais significativamente o seu objeto de estudo. Outro ponto a ser considerado se refere à pouca eficiência das práticas tradicionais, o que muitas vezes resulta em uma prática pedagógica pouco eficientes. Após a conclusão da pesquisa confirmou-se que, o filme representa um instrumento significativo de aprendizagem, uma vez que os alunos apresentaram uma efetiva evolução em relação aos saberes adquiridos com a metodologia tradicional. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents a proposal for a methodological resource from the use of film to study the phenomenon of migration. This feature was chosen as a way to encourage the student to talk to addressed. The methodology consisted in the development of two classes, a according to the traditional method and another using the Flime, and then applied exercises to raise the knowledge absorbed by students. Later responses were compared to identify himself the progress of students in relation to the methodology used, as a way to demonstrate the benefits of using film in Geography lessons. The research was provocative element the need to seek mechanisms to bring the student's content, enabling them to seize more significantly its object of study. Another point to be considered refers to the low efficiency of traditional practices, which often results in a pedagogical practice means little. Upon completion of the search it was confirmed that the film is a significant tool for learning, once students demonstrated effective improvement compared to the knowledge gained from traditional methodology.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-05-17T21:41:12Z No. of bitstreams: 1 2012_RosanadeFreitas.pdf: 1516371 bytes, checksum: ad85172b5742e4a46e431d2d61594e46 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-05-28T23:17:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_RosanadeFreitas.pdf: 1516371 bytes, checksum: ad85172b5742e4a46e431d2d61594e46 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-28T23:17:32Z (GMT). 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