MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo de Moraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3665
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011.
id UNB-2_3b9715b0ea5ad41a000f276b3e35e2e9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3665
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Rodrigues, Rodrigo de MoraesDantas, Edmundo BrandãoRODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3665Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011.Em cenários de competição, dentro e fora dos campos, as instituições esportivas se situam e estabelecem relações de diversos tipos. No primeiro, a busca por títulos é o maior objetivo, e no segundo, a disputa se dá através da concorrência comercial. Acredita-se que são nestes ambientes competitivos que toda a influência exercida pela marca dos clubes assume papel relevante. Seja no fator de diferenciação entre os chamados clubes “grandes” e “pequenos”, seja na facilidade de gerar recursos, seja na busca por mais torcedores. Portanto, a presente pesquisa pretende estudar como as organizações esportivas fazem uso de suas marcas, e se este trabalho estabelece uma relação com o sucesso. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTDeveloped in competitive settings, sports institutions establish a wide variety of relations among each other: while within the field the biggest target refers to the pursuit of honors, outside it, the contention involves commercial competition. In these competitive environments, soccer clubs brands' influence assumes a cornerstone role when it comes to (a) institute a distinguish factor between so called big and small clubs, (b) facilitate the earning of financial resources and (c) search for new fans. Therefore, this research aims to examine how sports organizations exploit their brands and whether this method contributes to their success.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-30T21:30:35Z No. of bitstreams: 1 2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf: 531780 bytes, checksum: 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-06-04T11:52:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf: 531780 bytes, checksum: 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-04T11:52:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf: 531780 bytes, checksum: 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf (MD5)Marketing esportivoClubes de futebolMFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-06-04T11:52:20Z2012-06-04T11:52:20Z2012-06-04T11:52:20Z2011-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdfapplication/pdf531780http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/1/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf9617c08eeda5adaf43641568d8d49fafMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/5/license.txt59ffa8197ecb661e06e0056fec8ce167MD55TEXT2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txt2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txttext/plain170841http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/6/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txt3fbb08f12278257a7daa7b20bf48ffd3MD5610483/36652012-08-23 00:07:34.671oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T03:07:34Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
title MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
spellingShingle MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
Rodrigues, Rodrigo de Moraes
Marketing esportivo
Clubes de futebol
title_short MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
title_full MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
title_fullStr MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
title_full_unstemmed MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
title_sort MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
author Rodrigues, Rodrigo de Moraes
author_facet Rodrigues, Rodrigo de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rodrigo de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing esportivo
Clubes de futebol
topic Marketing esportivo
Clubes de futebol
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-04T11:52:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-04T11:52:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-04T11:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3665
identifier_str_mv RODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/1/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/6/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
59ffa8197ecb661e06e0056fec8ce167
3fbb08f12278257a7daa7b20bf48ffd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907763964674048