MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3665 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011. |
id |
UNB-2_3b9715b0ea5ad41a000f276b3e35e2e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3665 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rodrigues, Rodrigo de MoraesDantas, Edmundo BrandãoRODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3665Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011.Em cenários de competição, dentro e fora dos campos, as instituições esportivas se situam e estabelecem relações de diversos tipos. No primeiro, a busca por títulos é o maior objetivo, e no segundo, a disputa se dá através da concorrência comercial. Acredita-se que são nestes ambientes competitivos que toda a influência exercida pela marca dos clubes assume papel relevante. Seja no fator de diferenciação entre os chamados clubes “grandes” e “pequenos”, seja na facilidade de gerar recursos, seja na busca por mais torcedores. Portanto, a presente pesquisa pretende estudar como as organizações esportivas fazem uso de suas marcas, e se este trabalho estabelece uma relação com o sucesso. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTDeveloped in competitive settings, sports institutions establish a wide variety of relations among each other: while within the field the biggest target refers to the pursuit of honors, outside it, the contention involves commercial competition. In these competitive environments, soccer clubs brands' influence assumes a cornerstone role when it comes to (a) institute a distinguish factor between so called big and small clubs, (b) facilitate the earning of financial resources and (c) search for new fans. Therefore, this research aims to examine how sports organizations exploit their brands and whether this method contributes to their success.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-30T21:30:35Z No. of bitstreams: 1 2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf: 531780 bytes, checksum: 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-06-04T11:52:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf: 531780 bytes, checksum: 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-04T11:52:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf: 531780 bytes, checksum: 9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf (MD5)Marketing esportivoClubes de futebolMFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-06-04T11:52:20Z2012-06-04T11:52:20Z2012-06-04T11:52:20Z2011-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdfapplication/pdf531780http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/1/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf9617c08eeda5adaf43641568d8d49fafMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/5/license.txt59ffa8197ecb661e06e0056fec8ce167MD55TEXT2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txt2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txttext/plain170841http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/6/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txt3fbb08f12278257a7daa7b20bf48ffd3MD5610483/36652012-08-23 00:07:34.671oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T03:07:34Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
title |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
spellingShingle |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol Rodrigues, Rodrigo de Moraes Marketing esportivo Clubes de futebol |
title_short |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
title_full |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
title_fullStr |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
title_full_unstemmed |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
title_sort |
MFC – Marcas Futebol Clubes : um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol |
author |
Rodrigues, Rodrigo de Moraes |
author_facet |
Rodrigues, Rodrigo de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rodrigo de Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marketing esportivo Clubes de futebol |
topic |
Marketing esportivo Clubes de futebol |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-04T11:52:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-04T11:52:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-04T11:52:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3665 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Rodrigo de Moraes. MFC – Marcas Futebol Clubes: um estudo sobre o uso das marcas nos clubes de futebol. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/1/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3665/6/2011_RodrigodeMoraesRodrigues.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9617c08eeda5adaf43641568d8d49faf 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d 59ffa8197ecb661e06e0056fec8ce167 3fbb08f12278257a7daa7b20bf48ffd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907763964674048 |