Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Dias e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_4fef984c08def91f1eaadd34b4253acf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130436
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol ClubeMarketing esportivoFutebolPatrocínioFigueirense Futebol ClubeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a estrutura de Marketing presente em um grande clube de futebol brasileiro, o Figueirense Futebol Clube, através de um estudo de caso objetivando e identificação das atividades de marketing desenvolvidas e novas possibilidades. Para a realização deste objetivo, o trabalho propõe, como objetivos secundários, a apresentação da estrutura do futebol profissional no Brasil através da análise de sua estrutura e legislação, a identificação das possibilidades do marketing esportivo brasileiro para os grandes clubes de futebol brasileiros dentro de seu macro-ambiente e das ferramentas de marketing utilizadas no clube estudado; e, através do estudo de caso e da teoria estudada, a apresentação de sugestões que possam contribuir com tal estrutura. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de característica qualitativa, descritiva e exploratória. A obtenção dos dados primários foi realizada através de uma entrevista com o gerente de marketing do clube. além da observação presencial informal. Dados secundários foram obtidos através de fontes públicas de informações como sites, livros e revistas. A análise se baseia nas informações primárias, secundarias e fundamentadas. O futebol brasileiro, referente à administração dos clubes, apresenta um momento de transição e modernização. A necessidade de equilíbrio financeiro nos clubes e o interesse crescente de investidores no esporte como mídia, geram a perspectiva de novas receitas que exigem, porém, profissionalismo e competência dos dirigentes. A atual legislação brasileira, através de leis recentes, trouxe normas que exigem e cobram dos clubes responsabilidade administrativa e fiscal, forçando-os a se adaptar. O trabalho demonstra como o Figueirense, com atitude de vanguarda, se adaptou à nova realidade antes de muitos outros grandes clubes e como busca novas alternativas para a geração de receitas e consolidação de sua marca. Sua administração compreende a necessidade da integração entre os seus departamentos e a necessidade de valorização de seu patrimônio atual, permitindo um crescimento constante e planejado. A estrutura e as competências de seu departamento de marketing permitem que as principais possibilidades de geração de receitas sejam trabalhadas visando retorno satisfatório ao clube. Seriedade e profissionalismo se tornaram atitudes imprescindíveis para os grandes clubes de futebol brasileiros, sendo que os resultados dos clubes eficientes serão cada vez mais notados dentro e fora dos gramados.Florianópolis, SCTani, Valter ZanelaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Marcelo Dias e2015-03-11T13:51:36Z2015-03-11T13:51:36Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis125 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-11T13:51:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130436Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-11T13:51:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
title Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
spellingShingle Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
Silva, Marcelo Dias e
Marketing esportivo
Futebol
Patrocínio
Figueirense Futebol Clube
title_short Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
title_full Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
title_fullStr Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
title_full_unstemmed Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
title_sort Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
author Silva, Marcelo Dias e
author_facet Silva, Marcelo Dias e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tani, Valter Zanela
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Dias e
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Futebol
Patrocínio
Figueirense Futebol Clube
topic Marketing esportivo
Futebol
Patrocínio
Figueirense Futebol Clube
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-11T13:51:36Z
2015-03-11T13:51:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652278614196224