Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_4fef984c08def91f1eaadd34b4253acf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130436 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol ClubeMarketing esportivoFutebolPatrocínioFigueirense Futebol ClubeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a estrutura de Marketing presente em um grande clube de futebol brasileiro, o Figueirense Futebol Clube, através de um estudo de caso objetivando e identificação das atividades de marketing desenvolvidas e novas possibilidades. Para a realização deste objetivo, o trabalho propõe, como objetivos secundários, a apresentação da estrutura do futebol profissional no Brasil através da análise de sua estrutura e legislação, a identificação das possibilidades do marketing esportivo brasileiro para os grandes clubes de futebol brasileiros dentro de seu macro-ambiente e das ferramentas de marketing utilizadas no clube estudado; e, através do estudo de caso e da teoria estudada, a apresentação de sugestões que possam contribuir com tal estrutura. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de característica qualitativa, descritiva e exploratória. A obtenção dos dados primários foi realizada através de uma entrevista com o gerente de marketing do clube. além da observação presencial informal. Dados secundários foram obtidos através de fontes públicas de informações como sites, livros e revistas. A análise se baseia nas informações primárias, secundarias e fundamentadas. O futebol brasileiro, referente à administração dos clubes, apresenta um momento de transição e modernização. A necessidade de equilíbrio financeiro nos clubes e o interesse crescente de investidores no esporte como mídia, geram a perspectiva de novas receitas que exigem, porém, profissionalismo e competência dos dirigentes. A atual legislação brasileira, através de leis recentes, trouxe normas que exigem e cobram dos clubes responsabilidade administrativa e fiscal, forçando-os a se adaptar. O trabalho demonstra como o Figueirense, com atitude de vanguarda, se adaptou à nova realidade antes de muitos outros grandes clubes e como busca novas alternativas para a geração de receitas e consolidação de sua marca. Sua administração compreende a necessidade da integração entre os seus departamentos e a necessidade de valorização de seu patrimônio atual, permitindo um crescimento constante e planejado. A estrutura e as competências de seu departamento de marketing permitem que as principais possibilidades de geração de receitas sejam trabalhadas visando retorno satisfatório ao clube. Seriedade e profissionalismo se tornaram atitudes imprescindíveis para os grandes clubes de futebol brasileiros, sendo que os resultados dos clubes eficientes serão cada vez mais notados dentro e fora dos gramados.Florianópolis, SCTani, Valter ZanelaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Marcelo Dias e2015-03-11T13:51:36Z2015-03-11T13:51:36Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis125 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-11T13:51:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130436Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-11T13:51:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
title |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
spellingShingle |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube Silva, Marcelo Dias e Marketing esportivo Futebol Patrocínio Figueirense Futebol Clube |
title_short |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
title_full |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
title_fullStr |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
title_full_unstemmed |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
title_sort |
Marketing no futebol: o caso do Figueirense Futebol Clube |
author |
Silva, Marcelo Dias e |
author_facet |
Silva, Marcelo Dias e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tani, Valter Zanela Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Dias e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Futebol Patrocínio Figueirense Futebol Clube |
topic |
Marketing esportivo Futebol Patrocínio Figueirense Futebol Clube |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-11T13:51:36Z 2015-03-11T13:51:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652278614196224 |