Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/8020 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014. |
id |
UNB-2_3bef9c76e951482e67a91b931fc1afb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/8020 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Colherinhas, Gino BertollucciDias, Pedro Henrique CoelhoDiniz, Alberto Carlos Guimarães CastroCOLHERINHAS, Gino Bertollucci; DIAS, Pedro Henrique Coelho. Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão. 2014. x, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8020Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.O objetivo do projeto é a otimização por algoritmos genéticos da relação entre aceleração, economia de combustível e máxima velocidade para um veículo automotivo, por meio da seleção da cadeia cinética mais adequada. Para isso será feita uma investigação do desempenho de diferentes configurações de razão de transmissão das diversas marchas, eixos e raio da roda, utilizando métodos probabilísticos. O estudo será realizado em um sistema de transmissão manual. O trabalho torna-se pertinente para aplicação em fase prévia de projetos automotivos, tendo em vista que a seleção da cadeia cinemática é feita geralmente pela experiência do projetista e baseada em análises complexas de cálculo, o que dificulta a repetitividade do processo. No final do projeto, espera-se ter indicativos matemáticos para justificar a seleção de uma determinada configuração de cadeia cinemática, i.e., um veículo que obtenha ótima eficiência. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe target of this project is the optimization by genetic algorithm of the relation between acceleration, fuel economy and maximum velocity of an automotive vehicle by selecting the best fit powertrain configuration. To achieve this goal, the performance of several gears, axles and rolling ratios are going to be investigated using probabilistic methods. The study is going to be made at a manual transmission. Since the powertrain selection nowadays is usually chosen based on the designer experience and under complex calculations without reproducibility, this work is going to be applicable at the initial stage of automotive projects. In the end of this project, it is hoped to obtain mathematical evidence to justify the selection of a powertrain configuration, i.e., a high efficiency vehicle.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-07-31T18:18:28Z No. of bitstreams: 1 2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdf: 5995773 bytes, checksum: bcbc2875fd5d3d60d9338841c89ae80a (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-08-01T00:17:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdf: 5995773 bytes, checksum: bcbc2875fd5d3d60d9338841c89ae80a (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-01T00:17:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdf: 5995773 bytes, checksum: bcbc2875fd5d3d60d9338841c89ae80a (MD5)Automóveis - projetos e construçãoAutomóveis - sistema de transmissãoCinemática das máquinasAutomóveisOtimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-08-01T00:17:46Z2014-08-01T00:17:46Z2014-08-01T00:17:46Z2014-06-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdf2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdfapplication/pdf5995773http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/1/2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdfbcbc2875fd5d3d60d9338841c89ae80aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/5/license.txt5d38cef7396cced49afa367383aee54eMD5510483/80202017-03-22 18:15:19.303oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-03-22T21:15:19Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
title |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
spellingShingle |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão Colherinhas, Gino Bertollucci Automóveis - projetos e construção Automóveis - sistema de transmissão Cinemática das máquinas Automóveis |
title_short |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
title_full |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
title_fullStr |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
title_full_unstemmed |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
title_sort |
Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão |
author |
Colherinhas, Gino Bertollucci |
author_facet |
Colherinhas, Gino Bertollucci Dias, Pedro Henrique Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Pedro Henrique Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colherinhas, Gino Bertollucci Dias, Pedro Henrique Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro |
contributor_str_mv |
Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Automóveis - projetos e construção Automóveis - sistema de transmissão Cinemática das máquinas |
topic |
Automóveis - projetos e construção Automóveis - sistema de transmissão Cinemática das máquinas Automóveis |
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv |
Automóveis |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-01T00:17:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-01T00:17:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-01T00:17:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COLHERINHAS, Gino Bertollucci; DIAS, Pedro Henrique Coelho. Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão. 2014. x, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/8020 |
identifier_str_mv |
COLHERINHAS, Gino Bertollucci; DIAS, Pedro Henrique Coelho. Otimização paramétrica via algoritmos genéticos da cadeia cinemática automotiva por meio de investigação das razões de transmissão. 2014. x, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/8020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/1/2014_GinoBertollucciColherinhas_PedroHenriqueCoelhoDias.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8020/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcbc2875fd5d3d60d9338841c89ae80a 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 5d38cef7396cced49afa367383aee54e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492938351443968 |