Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christino, Luisa Martins de Almeida Bretas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19643
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
id UNB-2_3d0e5631ba141126ed34f50e47e0b793
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19643
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Christino, Luisa Martins de Almeida BretasGeraldes, Elen CristinaCHRISTINO, Luisa Martins de Almeida Bretas. Secundariedade feminina: cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19643Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.Em razão do grande consumo de filmes e da relevância que o conteúdo neles presente é transmitido para a sociedade, este trabalho procura apresentar como os filmes retratam a mulher no mercado de trabalho. É comum se deparar com uma história de um homem de sucesso ou com a história de sua vida profissional, mas e quando se trata de mulheres? O trabalho traz a análise de três comédias românticas que mostram um homem e uma mulher no ambiente de trabalho, apresentando a construção das personagens e a forma com que são retratadas. Os filmes são: “Do que as mulheres gostam” (2000), “Como perder um homem em 10 dias” (2003) e “A verdade nua e crua” (2009). Para a análise, os filmes foram divididos em três atos: apresentação dos personagens e do roteiro, confrontação do problema proposto pelo roteiro e resolução com o fechamento da história. Dois caminhos foram utilizados na metodologia, o primeiro foram leituras de autoras feministas que deram o suporte teórico para as análises e, o segundo, foi a análise de conteúdo de Manuela Penafria e o Manual do roteiro de Syd Field, no qual utilizamos o caminho contrário da construção de roteiro para desmembrá-lo e analisá-lo. Por meio das análises e da revisão teórica tratadas, é possível concluir que o cinema retrata a mulher de forma secundária e inferior em relação ao homem, que é necessário que reflexões feministas estejam presentes na construção do roteiro e das personagens. As histórias trazem consigo elementos machistas e ideias estereotipadas das mulheres de sucesso profissional.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-09T19:12:29Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdf: 554879 bytes, checksum: 77e5e8beb5401942510335811d690567 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-12T12:25:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdf: 554879 bytes, checksum: 77e5e8beb5401942510335811d690567 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-12T12:25:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdf: 554879 bytes, checksum: 77e5e8beb5401942510335811d690567 (MD5)In view of the large consumption of the movie industry products, and the considerable impact of their content upon their public, this work aims at discussing the way women are represented in movies that cover situations in the job market. It is quite common to come across movies that bring the story of a successful man at work. But what does one find when it comes to a woman's professional life? The present study analyzes three romantic commedies that represent the figures of a man and a woman in the working environment, revealing the constructions of each character, and the ways in which they are portrayed. The movies are: “What woman want” (2000), “How to lose a guy in 10 days” (2003) and “The ugly truth” (2009). For this purpose, the movies were split in three parts: the presentation of the characters and the movie’s script; the movie main issue as proposed by the script; and its solution, followed by the conclusion of the story. The methodology was structured upon two different paths: one based on feminist writings, which gave theoretical support for the analysis; and another based on Manuela Penafria's work and Syd Field's Screenplay, whose ideas were used in a process of script deconstruction, aimed at permitting the analysis. Through the analysis and the theoretical review presently concerned, it can be concluded that the mainstream movie industry represents women in a secondary manner and in an inferior condition when compared to men. As such, it is necessary that feminist considerations be made present in the moment of the construction of the script and of the characters. All stories bring male preminence ideas and female stereotypes when it comes to professional success.CinemaMulheres - empregoFeminismoSecundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-12T12:25:00Z2018-03-12T12:25:00Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdf2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdfapplication/pdf554879http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/1/2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdf77e5e8beb5401942510335811d690567MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/196432018-03-12 09:25:00.435oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-03-12T12:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
title Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
spellingShingle Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
Christino, Luisa Martins de Almeida Bretas
Cinema
Mulheres - emprego
Feminismo
title_short Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
title_full Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
title_fullStr Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
title_full_unstemmed Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
title_sort Secundariedade feminina : cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho
author Christino, Luisa Martins de Almeida Bretas
author_facet Christino, Luisa Martins de Almeida Bretas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christino, Luisa Martins de Almeida Bretas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldes, Elen Cristina
contributor_str_mv Geraldes, Elen Cristina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cinema
Mulheres - emprego
Feminismo
topic Cinema
Mulheres - emprego
Feminismo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-12T12:25:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-12T12:25:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHRISTINO, Luisa Martins de Almeida Bretas. Secundariedade feminina: cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19643
identifier_str_mv CHRISTINO, Luisa Martins de Almeida Bretas. Secundariedade feminina: cinema e representações das mulheres no mercado de trabalho. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/1/2017_LuisaMartinsdeAlmeidaBretasChristino.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19643/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77e5e8beb5401942510335811d690567
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493057024032768