A influência da força da marca, do boca a boca eletrônico e da oferta de cupons on-line na intenção de compra de transporte privado : um experimento entre Uber e Cabify

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas de Assis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23810
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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spelling Silva, Lucas de AssisPaiva, João Carlos Neves deSILVA, Lucas de Assis. A influência da força da marca, do boca a boca eletrônico e da oferta de cupons on-line na intenção de compra de transporte privado: um experimento entre Uber e Cabify. 2017. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.https://bdm.unb.br/handle/10483/23810Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.O serviço de transporte privado via aplicativo ganhado espaço no mundo e também no Brasil, atraindo significativo número de consumidores. Nesse cenário, é importante compreender: (i) a relevância da força da marca, dado o crescimento do setor; (ii) do boca a boca eletrônico, visto que são negócios digitais e sofrem influência das opiniões dos consumidores; e (iii) da oferta de cupom de desconto on-line via e-mail; sendo essa uma das técnicas de promoção utilizadas por essas empresas; e, além disso, (iv) como esses três fatores influenciam na intenção de compra dos usuários, a qual pode impactar diretamente no ambiente competitivo e nos resultados alcançados das empresas estudadas. Para isso foi realizado um estudo experimental no Distrito Federal, com foco em duas empresas que oferecem o serviço na região: Uber e Cabify. Desse modo, foram manipuladas as variáveis boca a boca eletrônico e oferta de cupons on-line. Os resultados indicaram que o boca a boca eletrônico influencia a intenção de compra, assim como a força da marca. Contudo, o mesmo não aconteceu com o cupom de desconto on-line. Foi observado também que a força da marca não atua como variável moderadora nas relações analisadas. Dessa forma, o estudo contribui com informações relevantes para que as empresas de transporte privado via aplicativo possam potencializar seus resultados. No âmbito acadêmico, a contribuição se dá com o aprofundamento nos estudos que abordam o boca a boca eletrônico por meio de comentários em mídias, a oferta de cupons via e-mail e a força da marca como variável moderadora.Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-07T13:32:01Z No. of bitstreams: 1 2017_LucasDeAssisSilva.pdf: 2591281 bytes, checksum: a3b042419a88bfd5aa3c69456e692527 (MD5)Rejected by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br), reason: retirar espaço on 2020-04-28T23:02:08Z (GMT)Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-28T23:03:29Z No. of bitstreams: 1 2017_LucasDeAssisSilva.pdf: 2591281 bytes, checksum: a3b042419a88bfd5aa3c69456e692527 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-29T18:00:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_LucasDeAssisSilva.pdf: 2591281 bytes, checksum: a3b042419a88bfd5aa3c69456e692527 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-29T18:00:10Z (GMT). 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