Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19132 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
id |
UNB-2_e2d17d6e14b7145665f357b4c03b65cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19132 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Grattapaglia, Rafael Portella AlmeidaFortes, José Augusto Abreu SáGRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19132Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.Considerando a tendência mundial de economia de compartilhamento e, portanto, a ascensão da empresa “Uber” e suas concorrentes, cabe uma comparação entre o uso exclusivo do automóvel particular e o uso exclusivo dos serviços da empresa para o transporte individual. O objetivo deste trabalho é, a partir da elaboração de um estudo sobre a viabilidade econômica-financeira do uso do Uber e do carro, comparar os custos das duas opções e suas respectivas vantagens e desvantagens. Para isso, estabeleceu-se os principais parâmetros que impactam os custos modelados em diferentes hipóteses. Foram comparados cenários envolvendo quatro automóveis de faixa de preço crescente juntamente com diferentes distâncias em quilômetros percorridas por ano. Esses cenários foram comparados com duas modalidades do serviço Uber, UberX e UberBLACK, envolvendo diferentes números de viagens realizadas ao longo do ano com as respectivas quilometragens. A partir destes, formulou-se equações as quais resultaram em gráficos e tabelas, que ilustram as comparações e permitem visualizar os pontos de interseção das curvas de custo entre as várias opções. Exemplificando, para um dos cenários, quando comparado com o serviço UberX, a propriedade e uso de um Volkswagen Gol usado passa a ter menor custo quando a distância percorrida anualmente pelo usuário é maior do que 6084 km. Um Ford Fusion usado, por outro lado, passa a ser mais barato do que a opção UberBLACK a partir de 8864 km anuais. Os resultados indicam, portanto, que a utilização exclusiva do serviço do Uber é economicamente vantajosa para perfis de indivíduos que percorrem distâncias anuais e números de viagens relativamente limitados.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-19T16:30:48Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf: 646350 bytes, checksum: 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-22T18:27:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf: 646350 bytes, checksum: 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-22T18:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf: 646350 bytes, checksum: 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce (MD5)Economia compartilhadaTransporte - planejamentoTransporte individualAutomóveis - custosUber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-22T18:27:32Z2018-01-22T18:27:32Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdfapplication/pdf646350http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/1/2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ceMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/191322020-03-31 14:07:20.82oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-03-31T17:07:20Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
title |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
spellingShingle |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular Grattapaglia, Rafael Portella Almeida Economia compartilhada Transporte - planejamento Transporte individual Automóveis - custos Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) |
title_short |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
title_full |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
title_fullStr |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
title_full_unstemmed |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
title_sort |
Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular |
author |
Grattapaglia, Rafael Portella Almeida |
author_facet |
Grattapaglia, Rafael Portella Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grattapaglia, Rafael Portella Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fortes, José Augusto Abreu Sá |
contributor_str_mv |
Fortes, José Augusto Abreu Sá |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Economia compartilhada Transporte - planejamento Transporte individual Automóveis - custos Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) |
topic |
Economia compartilhada Transporte - planejamento Transporte individual Automóveis - custos Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-22T18:27:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-22T18:27:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19132 |
identifier_str_mv |
GRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/1/2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907946425286656 |