Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grattapaglia, Rafael Portella Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19132
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
id UNB-2_e2d17d6e14b7145665f357b4c03b65cb
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19132
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Grattapaglia, Rafael Portella AlmeidaFortes, José Augusto Abreu SáGRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19132Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.Considerando a tendência mundial de economia de compartilhamento e, portanto, a ascensão da empresa “Uber” e suas concorrentes, cabe uma comparação entre o uso exclusivo do automóvel particular e o uso exclusivo dos serviços da empresa para o transporte individual. O objetivo deste trabalho é, a partir da elaboração de um estudo sobre a viabilidade econômica-financeira do uso do Uber e do carro, comparar os custos das duas opções e suas respectivas vantagens e desvantagens. Para isso, estabeleceu-se os principais parâmetros que impactam os custos modelados em diferentes hipóteses. Foram comparados cenários envolvendo quatro automóveis de faixa de preço crescente juntamente com diferentes distâncias em quilômetros percorridas por ano. Esses cenários foram comparados com duas modalidades do serviço Uber, UberX e UberBLACK, envolvendo diferentes números de viagens realizadas ao longo do ano com as respectivas quilometragens. A partir destes, formulou-se equações as quais resultaram em gráficos e tabelas, que ilustram as comparações e permitem visualizar os pontos de interseção das curvas de custo entre as várias opções. Exemplificando, para um dos cenários, quando comparado com o serviço UberX, a propriedade e uso de um Volkswagen Gol usado passa a ter menor custo quando a distância percorrida anualmente pelo usuário é maior do que 6084 km. Um Ford Fusion usado, por outro lado, passa a ser mais barato do que a opção UberBLACK a partir de 8864 km anuais. Os resultados indicam, portanto, que a utilização exclusiva do serviço do Uber é economicamente vantajosa para perfis de indivíduos que percorrem distâncias anuais e números de viagens relativamente limitados.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-19T16:30:48Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf: 646350 bytes, checksum: 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-22T18:27:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf: 646350 bytes, checksum: 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-22T18:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf: 646350 bytes, checksum: 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce (MD5)Economia compartilhadaTransporte - planejamentoTransporte individualAutomóveis - custosUber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-22T18:27:32Z2018-01-22T18:27:32Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdfapplication/pdf646350http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/1/2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ceMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/191322020-03-31 14:07:20.82oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-03-31T17:07:20Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
title Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
spellingShingle Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
Grattapaglia, Rafael Portella Almeida
Economia compartilhada
Transporte - planejamento
Transporte individual
Automóveis - custos
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
title_short Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
title_full Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
title_fullStr Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
title_full_unstemmed Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
title_sort Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular
author Grattapaglia, Rafael Portella Almeida
author_facet Grattapaglia, Rafael Portella Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grattapaglia, Rafael Portella Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortes, José Augusto Abreu Sá
contributor_str_mv Fortes, José Augusto Abreu Sá
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Economia compartilhada
Transporte - planejamento
Transporte individual
Automóveis - custos
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
topic Economia compartilhada
Transporte - planejamento
Transporte individual
Automóveis - custos
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-22T18:27:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-22T18:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19132
identifier_str_mv GRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/1/2017_RafaelPortellaAlmeidaGrattapaglia.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19132/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 383d7d1076468087fc5c7844ea5ab8ce
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493051413102592