Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1694 http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
id |
UNB-2_4276ee6d0f81d94966b85143cfdd2853 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1694 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Amanda Tomaz Velloso daPorto, Rafael BarreirosSILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/1694http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Pesquisadores demonstram o efeito de indicadores de preço na participação de mercado e no lucro em marcas de supermercado e de fabricantes, mas geralmente não inserem os benefícios das marcas e não contemplam seus cenários competitivos. Este trabalho busca investigar a relação preditiva da estratégia de preço promocional e premium, bem como dos benefícios utilitários e informativos das marcas de supermercado e de fabricantes, sobre a participação de mercado e lucro, em cenários de alta e baixa competitividade. Para isso foi realizada uma pesquisa quase-experimental a partir de dados obtidos de uma rede de supermercados do Centro-Oeste. O resultado indicou que todas as variáveis analisadas influenciam a participação de mercado em algum cenário de competitividade para marcas de fabricante, mas para marcas de supermercado as variáveis não tiveram significância. Quanto ao lucro, obteve-se um resultado em que apenas preço premium e promocional o influenciaram, porém não em todos os cenários e origem. Resultados esses discutidos à luz de teorias sobre indicadores de desempenho de marca e que implicam novas questões a serem analisadas.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2011-05-26T12:27:22Z No. of bitstreams: 1 2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf: 851831 bytes, checksum: 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-05-26T12:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf: 851831 bytes, checksum: 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-26T12:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf: 851831 bytes, checksum: 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 (MD5)Política de preçosCálculo de preço (Comércio varejista)Comportamento do consumidorLucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-05-26T12:27:59Z2011-05-26T12:27:59Z2011-05-26T12:27:59Z2011-02-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdfapplication/pdf851831http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/1/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20455http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/3/license_text0cf452c7e3deb793be152f6274dcd5a8MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21500http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/4/license_rdf4662fdd7568314c5d5372afe1d05051eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1849http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/5/license.txtbfa30d8f40898385c745a9725dd8c2edMD55TEXT2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txt2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txttext/plain112123http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/6/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txte7c3a5ec683e8ea73f37343e4a9ee521MD5610483/16942021-09-26 17:26:23.155oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-26T20:26:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
title |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
spellingShingle |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários Silva, Amanda Tomaz Velloso da Política de preços Cálculo de preço (Comércio varejista) Comportamento do consumidor |
title_short |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
title_full |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
title_fullStr |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
title_full_unstemmed |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
title_sort |
Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários |
author |
Silva, Amanda Tomaz Velloso da |
author_facet |
Silva, Amanda Tomaz Velloso da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Tomaz Velloso da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
contributor_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Política de preços Cálculo de preço (Comércio varejista) Comportamento do consumidor |
topic |
Política de preços Cálculo de preço (Comércio varejista) Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-26T12:27:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-26T12:27:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-26T12:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1694 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694 |
identifier_str_mv |
SILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1694 http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/1/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/6/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 0cf452c7e3deb793be152f6274dcd5a8 4662fdd7568314c5d5372afe1d05051e bfa30d8f40898385c745a9725dd8c2ed e7c3a5ec683e8ea73f37343e4a9ee521 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907740029878272 |