Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Tomaz Velloso da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1694
http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_4276ee6d0f81d94966b85143cfdd2853
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1694
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Amanda Tomaz Velloso daPorto, Rafael BarreirosSILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/1694http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Pesquisadores demonstram o efeito de indicadores de preço na participação de mercado e no lucro em marcas de supermercado e de fabricantes, mas geralmente não inserem os benefícios das marcas e não contemplam seus cenários competitivos. Este trabalho busca investigar a relação preditiva da estratégia de preço promocional e premium, bem como dos benefícios utilitários e informativos das marcas de supermercado e de fabricantes, sobre a participação de mercado e lucro, em cenários de alta e baixa competitividade. Para isso foi realizada uma pesquisa quase-experimental a partir de dados obtidos de uma rede de supermercados do Centro-Oeste. O resultado indicou que todas as variáveis analisadas influenciam a participação de mercado em algum cenário de competitividade para marcas de fabricante, mas para marcas de supermercado as variáveis não tiveram significância. Quanto ao lucro, obteve-se um resultado em que apenas preço premium e promocional o influenciaram, porém não em todos os cenários e origem. Resultados esses discutidos à luz de teorias sobre indicadores de desempenho de marca e que implicam novas questões a serem analisadas.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2011-05-26T12:27:22Z No. of bitstreams: 1 2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf: 851831 bytes, checksum: 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-05-26T12:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf: 851831 bytes, checksum: 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-26T12:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf: 851831 bytes, checksum: 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87 (MD5)Política de preçosCálculo de preço (Comércio varejista)Comportamento do consumidorLucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-05-26T12:27:59Z2011-05-26T12:27:59Z2011-05-26T12:27:59Z2011-02-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdfapplication/pdf851831http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/1/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20455http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/3/license_text0cf452c7e3deb793be152f6274dcd5a8MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21500http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/4/license_rdf4662fdd7568314c5d5372afe1d05051eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1849http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/5/license.txtbfa30d8f40898385c745a9725dd8c2edMD55TEXT2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txt2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txttext/plain112123http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/6/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txte7c3a5ec683e8ea73f37343e4a9ee521MD5610483/16942021-09-26 17:26:23.155oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-26T20:26:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
title Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
spellingShingle Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
Silva, Amanda Tomaz Velloso da
Política de preços
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Comportamento do consumidor
title_short Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
title_full Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
title_fullStr Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
title_full_unstemmed Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
title_sort Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo : influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários
author Silva, Amanda Tomaz Velloso da
author_facet Silva, Amanda Tomaz Velloso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Tomaz Velloso da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Política de preços
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Comportamento do consumidor
topic Política de preços
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T12:27:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-26T12:27:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-26T12:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1694
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694
identifier_str_mv SILVA, Amanda Tomaz Velloso da. Lucro e participação de mercado das marcas de supermercado e de fabricantes em baixo e alto cenário competitivo: influência do preço promocional, premium e benefícios informativos e utilitários. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1694
http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/1/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1694/6/2011_AmandaTomazVellosodaSilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b52a329e15fc3d559dc1ec84e90dc87
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
0cf452c7e3deb793be152f6274dcd5a8
4662fdd7568314c5d5372afe1d05051e
bfa30d8f40898385c745a9725dd8c2ed
e7c3a5ec683e8ea73f37343e4a9ee521
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907740029878272