Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carolina Silva Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9349
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
id UNB-2_4408822c6cffb904848303659b30f61a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/9349
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Castro, Carolina Silva CoelhoVidal, Delcia Maria de MattosCASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9349Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.Este trabalho tem como objetivo analisar a presença das organizações em páginas corporativas no Facebook e a maneira como a presença nessa mídia social pode afetar a imagem das empresas. As metodologias escolhidas foram a de pesquisa qualitativa, pesquisa exploratória e pesquisa de campo para mostrar a maneira como a imagem de uma organização pode ser alterada por sua atuação nas mídias sociais. Foram escolhidas seis páginas corporativas no Facebook de empresas brasileiras, em seguida essas foram divididas em organizações de grande, médio e pequeno porte. A análise foi feita a partir de uma semana de estudo das publicações feitas assim como da interação dos públicos, já que a maneira com que o cliente é tratado pela organização irá afetar a imagem que ele possui dela. Também foi analisado o conteúdo visual das páginas. O estudo mostra que as páginas nas mídias sociais se tornaram hoje uma espécie de serviço ao atendimento ao consumidor e que esse atendimento afeta a imagem da organização. Por fim, foi realizada uma lista indicando pontos para o bom comportamento de uma empresa na web baseada na análise realizada.Submitted by Sabrina Alves (sabrina.unb@hotmail.com) on 2015-01-13T17:27:24Z No. of bitstreams: 1 2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf: 4256829 bytes, checksum: a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2015-01-13T19:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf: 4256829 bytes, checksum: a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-13T19:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf: 4256829 bytes, checksum: a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc (MD5)This work aims at analyzing the presence of organizations in corporate pages on Facebook and how their presence in this social media can affect the image of those companies. The methodologies chosen were qualitative research, exploratory research and field research to show how the image of an organization can change depending on its performance on the social media. Six Brazilian company pages on Facebook were chosen, then they were divided in big, medium and small size organizations. The analysis was made throughout a whole week of publications and interaction with the public, since the way the clients are treated by the companies will affect the image they have on those organizations. The visual content of the pages was also analyzed. The study shows that the corporate pages on social media became an immediate way to contact the company and that contact affects the image of companies. In the end, a list of good corporate web behavior was made.Mídia socialImagem organizacionalFacebook (Rede social on-line)Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-13T19:27:48Z2015-01-13T19:27:48Z2015-01-13T19:27:48Z2014-11-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdfapplication/pdf4256829http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/1/2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdfa380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdcMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1849http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/5/license.txt3d09aba11865a01ccacec8fd9a7e05f9MD5510483/93492017-04-12 11:11:21.57oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-12T14:11:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
title Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
spellingShingle Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
Castro, Carolina Silva Coelho
Mídia social
Imagem organizacional
Facebook (Rede social on-line)
title_short Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
title_full Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
title_fullStr Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
title_full_unstemmed Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
title_sort Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
author Castro, Carolina Silva Coelho
author_facet Castro, Carolina Silva Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carolina Silva Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vidal, Delcia Maria de Mattos
contributor_str_mv Vidal, Delcia Maria de Mattos
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Mídia social
Imagem organizacional
Facebook (Rede social on-line)
topic Mídia social
Imagem organizacional
Facebook (Rede social on-line)
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-13T19:27:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-13T19:27:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-13T19:27:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/9349
identifier_str_mv CASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/9349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/1/2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
3d09aba11865a01ccacec8fd9a7e05f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492952976982016