Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9349 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014. |
id |
UNB-2_4408822c6cffb904848303659b30f61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/9349 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Castro, Carolina Silva CoelhoVidal, Delcia Maria de MattosCASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9349Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.Este trabalho tem como objetivo analisar a presença das organizações em páginas corporativas no Facebook e a maneira como a presença nessa mídia social pode afetar a imagem das empresas. As metodologias escolhidas foram a de pesquisa qualitativa, pesquisa exploratória e pesquisa de campo para mostrar a maneira como a imagem de uma organização pode ser alterada por sua atuação nas mídias sociais. Foram escolhidas seis páginas corporativas no Facebook de empresas brasileiras, em seguida essas foram divididas em organizações de grande, médio e pequeno porte. A análise foi feita a partir de uma semana de estudo das publicações feitas assim como da interação dos públicos, já que a maneira com que o cliente é tratado pela organização irá afetar a imagem que ele possui dela. Também foi analisado o conteúdo visual das páginas. O estudo mostra que as páginas nas mídias sociais se tornaram hoje uma espécie de serviço ao atendimento ao consumidor e que esse atendimento afeta a imagem da organização. Por fim, foi realizada uma lista indicando pontos para o bom comportamento de uma empresa na web baseada na análise realizada.Submitted by Sabrina Alves (sabrina.unb@hotmail.com) on 2015-01-13T17:27:24Z No. of bitstreams: 1 2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf: 4256829 bytes, checksum: a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2015-01-13T19:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf: 4256829 bytes, checksum: a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-13T19:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf: 4256829 bytes, checksum: a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc (MD5)This work aims at analyzing the presence of organizations in corporate pages on Facebook and how their presence in this social media can affect the image of those companies. The methodologies chosen were qualitative research, exploratory research and field research to show how the image of an organization can change depending on its performance on the social media. Six Brazilian company pages on Facebook were chosen, then they were divided in big, medium and small size organizations. The analysis was made throughout a whole week of publications and interaction with the public, since the way the clients are treated by the companies will affect the image they have on those organizations. The visual content of the pages was also analyzed. The study shows that the corporate pages on social media became an immediate way to contact the company and that contact affects the image of companies. In the end, a list of good corporate web behavior was made.Mídia socialImagem organizacionalFacebook (Rede social on-line)Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-13T19:27:48Z2015-01-13T19:27:48Z2015-01-13T19:27:48Z2014-11-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdfapplication/pdf4256829http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/1/2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdfa380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdcMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1849http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/5/license.txt3d09aba11865a01ccacec8fd9a7e05f9MD5510483/93492017-04-12 11:11:21.57oai:bdm.unb.br:10483/9349TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFNhYnJpbmEgQWx2ZXMgKHNhYnJpbmEudW5iQGhvdG1haWwuY29tKSBvbiAyMDE1LTAxLTEzVDE3OjI3OjIzWiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IGJkbUBiY2UudW5iLmJyIG91IDMxMDctMjY4Ny4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhCnRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqQpwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvcyBkaXJlaXRvcwpyZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUKdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UKY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvCnBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUKY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdQphY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lIChzKQpjb21vIG8gKHMpIGF1dG9yIChlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvCmVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yCmVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-12T14:11:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
title |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
spellingShingle |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações Castro, Carolina Silva Coelho Mídia social Imagem organizacional Facebook (Rede social on-line) |
title_short |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
title_full |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
title_fullStr |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
title_full_unstemmed |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
title_sort |
Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações |
author |
Castro, Carolina Silva Coelho |
author_facet |
Castro, Carolina Silva Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carolina Silva Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vidal, Delcia Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Vidal, Delcia Maria de Mattos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Mídia social Imagem organizacional Facebook (Rede social on-line) |
topic |
Mídia social Imagem organizacional Facebook (Rede social on-line) |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-13T19:27:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-01-13T19:27:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-13T19:27:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9349 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/1/2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9349/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a380c654bb228c82f7518cfb1cfa6cdc 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 3d09aba11865a01ccacec8fd9a7e05f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492952976982016 |