Análise dos atributos de longitudinalidade e coordenação da Atenção Primária à Saúde no Setor Habitacional Pôr do Sol/Ceilândia/DF - 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano Neto, Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7046
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
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spelling Cipriano Neto, AntonioIturri de La Mata, José AntonioCIPRIANO NETO, Antonio. Análise dos atributos de longitudinalidade e coordenação da Atenção Primária à Saúde no Setor Habitacional Pôr do Sol/Ceilândia/DF - 2012. 2013. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7046Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.Ceilândia, Região Administrativa (RA) IX do Distrito Federal, é a maior RA do Distrito Federal com mais de 400 mil habitantes. A demanda por moradia própria fez com que surgissem novas áreas em torno da RA IX, uma delas é o Pôr do Sol, localizado no setor sul. A área ainda está em fase de regularização e conta com uma precária estrutura urbana, carece quase que em sua totalidade de rede de esgoto e malha asfáltica. A única rede de atenção à saúde que existe na localidade é o Programa Saúde da Família com 2 duas equipes de ESF que cobrem aproximadamente 1,1% da população da RA IX e 13,6% do Pôr do Sol. O objetivo principal do trabalho foi analisar a estrutura e a produção de serviços relacionadas aos atributos da atenção primária de longitudinalidade (relação pessoal de longa duração entre os profissionais de saúde e os pacientes) e coordenação (disponibilidade de informação a respeito de problemas e serviços anteriores) da atenção primária ofertadas pelo centro de saúde Nº 09 no Pôr do Sol. Foi escolhida uma equipe que atende uma área do Pôr do Sol. A abordagem metodológica utilizada foi a descritiva, com uso de dados primários e secundários. Foi utilizado dados da produção do Sistema de Informação da Atenção Básica e aplicação de questionário semiaberto a equipe selecionada e gestor(a) local. Os resultados mostram que aproximadamente 70% das consultas feitas pelo médico da família da equipe de PSF em 2012 era de pacientes previamente cadastrados e também que foram feitas mais de 2.300 visitas domiciliares, 2.693 exames complementares e 252 encaminhamentos. Porém a equipe no mesmo ano acompanhou um número 2.034 pessoas, bem abaixo da média estabelecida pela PNAB de 3.000 pessoas/equipe. Em algumas partes do questionário a equipe teve dificuldade em interpretar algumas perguntas, como foi o caso da pergunta sobre utilização de protocolos para transferência de informações entre médicos de PSF e especialistas, confundindo sistema de informação com protocolo. No geral, são grandes os impasses relacionados aos atributos longitudinalidade e coordenação, seja por falta de consolidação/baixa cobertura de equipes, impasses políticos e estrutura precária. O sistema de informação atual dos serviço de Atenção Básica não é adequado para permitir uma avaliação dos atributos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTCeilândia, Administrative Region (RA) IX of the Federal District, is the largest RA of the Federal District with more than 400,000 inhabitants. The demand for housing has done itself with that arose new areas around the RA IX, one of them is the Pôr do Sol, located in P sul sector. The area is still at the stage of settlement and account with a precarious urban structure, lacks almost in its entirety of sewage and asphaltic mesh. The single network of health care that exists in the locality is the Family Health Program with 2 two teams of ESF which cover approximately 1.1% of the population of RA IX and 13.6% of the Pôr do Sol. The main goal of this work was to analyze the structure and the production of services related to the attributes of the primary attention of longitudinality (personal relationship of long duration between health professionals and patients) and coordination (availability of information about problems and previous services) of primary care offered by health center No. 09 in the Pôr do Sol. He was chosen a team that meets an area of Pôr do Sol. The methodological approach used was descriptive, with use of primary and secondary data. We used data from the production of the Information System of the Basic Attention and application of questionnaire semiaberto the selected team and manager(a) site. The results show that approximately 70% of the consultations conducted by the family doctor of the PSF team in 2012 was of patients previously enrolled and also that were made more than 2,300 home visits, 2,693 additional exams and 252 referrals. However the team in the same year followed a number 2,034 people, well below the average established by PNAB 3,000 people/team. In some parts of the questionnaire the team had difficulty in interpreting some questions, as was the case with the question about use of protocols for the transfer of information between doctors of PSF and specialists, confusing information system with protocol. In general, are great dilemmas related to attributes longitudinality and coordination, through lack of consolidation/low coverage of teams, political impasses and precarious structure. The current information system of Basic Care service is not adequate to allow an assessment of the attributes.Submitted by Ana Izabel Batista da Silva (anabatista@bce.unb.br) on 2014-01-27T19:01:12Z No. of bitstreams: 1 2013_AntonioCiprianoNeto.pdf: 1796225 bytes, checksum: f3d7b332b7e3c33f2dfa2e42912a9515 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-02-06T22:44:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AntonioCiprianoNeto.pdf: 1796225 bytes, checksum: f3d7b332b7e3c33f2dfa2e42912a9515 (MD5)Made available in DSpace on 2014-02-06T22:44:55Z (GMT). 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