A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/10667 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. |
id |
UNB-2_4c5246e1d29af0044a02ec5f707a8488 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/10667 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silvério, Júlia Cássia dos SantosAlfinito, SolangeSILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10667Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.A presente pesquisa buscou analisar se existe diferença na escolha das marcas de tênis Nike e Adidas no mercado brasileiro. A pesquisa foi de natureza quantitativa, em que foram obtidas 390 observações, das quais 208 foram válidas para analisar a influência dos valores humanos de Schwartz et al. (2012) e dos axiomas sociais de Leung et al. (2002) na escolha das marca e verificar o julgamento e significado que os consumidores realizam sobre as mesmas, ou seja, a aplicação do Modelo de Influência Cultural no Consumo – MICC. A verificação foi feita por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais como correlações, regressões logísticas binárias e testes não paramétricos. O principal resultado obtido foi a confirmação de valores humanos e axiomas sociais prevendo o comportamento dos consumidores na escolha de marcas e que os consumidores não parecem fazer distinção entre os tipos de julgamento e significado – Emotivo ou Racional na escolha. A pesquisa também tentou levar em consideração a idade dos participantes, buscando a caracterização de escolha de grupos etários. Devido à restrição da amostra quanto ao número de observações em todas as faixas etárias definidas para a pesquisa, não foi possível identificar diferenças na escolha através dessa variável. Por fim, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas a fim de identificar a influência da idade da escolha de marcas de tênis, o que não pode ser verificado através desta pesquisa.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-20T14:53:01Z No. of bitstreams: 1 2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf: 1252210 bytes, checksum: 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-20T17:23:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf: 1252210 bytes, checksum: 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-20T17:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf: 1252210 bytes, checksum: 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 (MD5)Marcas - avaliaçãoConsumidores - preferênciaValores humanosA escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-20T17:23:12Z2015-07-20T17:23:12Z2015-07-20T17:23:12Z2014-11-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdfapplication/pdf1252210http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/1/2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/5/license.txt0ee7e26f70e8ddb60a5bb32d626dd790MD5510483/106672015-07-20 14:23:12.7oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-07-20T17:23:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
title |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
spellingShingle |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal Silvério, Júlia Cássia dos Santos Marcas - avaliação Consumidores - preferência Valores humanos |
title_short |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
title_full |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
title_fullStr |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
title_sort |
A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal |
author |
Silvério, Júlia Cássia dos Santos |
author_facet |
Silvério, Júlia Cássia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvério, Júlia Cássia dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alfinito, Solange |
contributor_str_mv |
Alfinito, Solange |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marcas - avaliação Consumidores - preferência Valores humanos |
topic |
Marcas - avaliação Consumidores - preferência Valores humanos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-20T17:23:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-20T17:23:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-20T17:23:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10667 |
identifier_str_mv |
SILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/1/2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 0ee7e26f70e8ddb60a5bb32d626dd790 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907846735069184 |