A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Júlia Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10667
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
id UNB-2_4c5246e1d29af0044a02ec5f707a8488
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10667
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silvério, Júlia Cássia dos SantosAlfinito, SolangeSILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10667Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.A presente pesquisa buscou analisar se existe diferença na escolha das marcas de tênis Nike e Adidas no mercado brasileiro. A pesquisa foi de natureza quantitativa, em que foram obtidas 390 observações, das quais 208 foram válidas para analisar a influência dos valores humanos de Schwartz et al. (2012) e dos axiomas sociais de Leung et al. (2002) na escolha das marca e verificar o julgamento e significado que os consumidores realizam sobre as mesmas, ou seja, a aplicação do Modelo de Influência Cultural no Consumo – MICC. A verificação foi feita por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais como correlações, regressões logísticas binárias e testes não paramétricos. O principal resultado obtido foi a confirmação de valores humanos e axiomas sociais prevendo o comportamento dos consumidores na escolha de marcas e que os consumidores não parecem fazer distinção entre os tipos de julgamento e significado – Emotivo ou Racional na escolha. A pesquisa também tentou levar em consideração a idade dos participantes, buscando a caracterização de escolha de grupos etários. Devido à restrição da amostra quanto ao número de observações em todas as faixas etárias definidas para a pesquisa, não foi possível identificar diferenças na escolha através dessa variável. Por fim, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas a fim de identificar a influência da idade da escolha de marcas de tênis, o que não pode ser verificado através desta pesquisa.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-20T14:53:01Z No. of bitstreams: 1 2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf: 1252210 bytes, checksum: 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-20T17:23:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf: 1252210 bytes, checksum: 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-20T17:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf: 1252210 bytes, checksum: 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0 (MD5)Marcas - avaliaçãoConsumidores - preferênciaValores humanosA escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-20T17:23:12Z2015-07-20T17:23:12Z2015-07-20T17:23:12Z2014-11-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdfapplication/pdf1252210http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/1/2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/5/license.txt0ee7e26f70e8ddb60a5bb32d626dd790MD5510483/106672015-07-20 14:23:12.7oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-07-20T17:23:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
title A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
spellingShingle A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
Silvério, Júlia Cássia dos Santos
Marcas - avaliação
Consumidores - preferência
Valores humanos
title_short A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
title_full A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
title_fullStr A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
title_full_unstemmed A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
title_sort A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
author Silvério, Júlia Cássia dos Santos
author_facet Silvério, Júlia Cássia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério, Júlia Cássia dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alfinito, Solange
contributor_str_mv Alfinito, Solange
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marcas - avaliação
Consumidores - preferência
Valores humanos
topic Marcas - avaliação
Consumidores - preferência
Valores humanos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-20T17:23:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-20T17:23:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-20T17:23:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10667
identifier_str_mv SILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/1/2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10667/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8129eca062f2d5947bbe1a7183a92ce0
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
0ee7e26f70e8ddb60a5bb32d626dd790
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907846735069184