Projeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAE
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24251 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018. |
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Medeiros, Guilherme TabatingaOliveira, Taygoara Felamingo deMEDEIROS, Guilherme Tabatinga. Projeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAE. 2018. xv, 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24251Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.Uma metodologia para dimensionamento de sistemas de arrefecimento foi utilizada em conjunto com o método da Efetividade - Número de Unidades de Transferência (𝜖 − 𝑁𝑈𝑇), para projetar trocador de calor. Utilizou-se a curva de Pressão Média Efetiva de Atrito obtida por uma simulação do sistema de powertrain do veículo da equipe Apuama Racing para estimar a taxa de calor a ser dissipada pelo sistema de arrefecimento. Obteve-se experimentalmente o calor real dissipado bem como a vazão mássica de água. Através de um algoritmo criado no MATLAB, obteve-se uma área superficial para cada rotação do veículo e para uma faixa de velocidades do ar na superfície do trocador em duas situações críticas diferentes. Simulou-se o trocador de calor com auxílio do software STAR-CCM+. Concluiu-se o projeto do sistema de arrefecimento, de acordo com a metodologia adotada, finalizando em custos de fabricação do sistema.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-06-09T23:41:16Z No. of bitstreams: 1 2018_GuilhermeTabatingaMedeiros_tcc.pdf: 18004681 bytes, checksum: 64bd604f5abdc192e9b5fbd6289bb882 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-06-18T23:39:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_GuilhermeTabatingaMedeiros_tcc.pdf: 18004681 bytes, checksum: 64bd604f5abdc192e9b5fbd6289bb882 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-18T23:39:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_GuilhermeTabatingaMedeiros_tcc.pdf: 18004681 bytes, checksum: 64bd604f5abdc192e9b5fbd6289bb882 (MD5)A methodology for designing cooling systems was used in conjunction with the Effectivity Method - Number of Transfer Units (𝜖 − 𝑁𝑇𝑈) to design a heat exchanger. The Friction Mean Effective Pressure curve obtained by a simulation of the Apuama Racing team’s vehicle powertrain system was used to estimate the rate of heat to be dissipated by the cooling system. It was obtained experimentally the real heat dissipated and the mass water flow. Through an algorithm created in MATLAB, a surface area was obtained for each rotation of the vehicle and for a range of air velocities on the surface of the exchanger in two different critical situations. The heat exchanger was simulated using the software STAR-CCM+. The design of the cooling system was completed, according to the adopted methodology, finalizing in manufacturing costs of the system.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRefrigeraçãoSistemas de arrefecimentoVeículosPermutadores térmicosProjeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-06-18T23:39:51Z2020-06-18T23:39:51Z2018-11-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24251/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_GuilhermeTabatingaMedeiros_tcc.pdf2018_GuilhermeTabatingaMedeiros_tcc.pdfapplication/pdf18004681http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24251/1/2018_GuilhermeTabatingaMedeiros_tcc.pdf64bd604f5abdc192e9b5fbd6289bb882MD5110483/242512020-06-18 20:39:51.405oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-06-18T23:39:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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