Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/13632 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
id |
UNB-2_54ba8f16418496e7e4fc74ac1ba0e1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/13632 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Holanda, Ricardo MonteiroBrito, Giselle Rodrigues deHOLANDA, Ricardo Monteiro. Do palco à câmera: as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema. 2016. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/13632Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.As ações físicas e as partituras são utilizadas tanto pelos atores de teatro quanto pelos de cinema. Elas são a linha que definem o percurso que o personagem vai seguir durante as ações de sua cena. Independente da estética que se segue, seja ela naturalista, ou seja grotesca, o uso das ações é necessário para que o ator tenha um guia do que fazer e de como fazer em cena. Pude perceber que ao trabalhar com as ações físicas tive um melhor domínio sobre aquilo que estava performando. Entender não só na prática, mas também na teoria, foi importante para saber o porquê de seguir a linha das ações físicas e como os pesquisadores que deram início a elas pensaram e como as utilizavam. Fazer teatro e fazer cinema promoveu meu crescimento no trabalho do ator, aprender ambas as linguagens e ainda mais ao mesmo tempo te faz crescer não só como ator, mas como artista num contexto geral. O amadurecimento que é necessário me fez ver que não existe uma melhor e outra pior, cada uma tem sua particularidade. O teatro te faz ser um ator preparado para o que pode acontecer a qualquer momento, você deve estar atento e não há muitas chances para concertar o erro. O cinema te faz ser mais generoso, num espaço onde o seu trabalho é tão importante quanto o do cameraman, o do diretor de fotografia ou foquista 32 (responsável por acertar e determinar o foco no qual a cena será gravada), por exemplo, que são tão responsáveis quanto os atores para que a cena possa acontecer da melhor maneira possível.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-07-08T19:08:18Z No. of bitstreams: 1 2016_RicardoMonteiroHolanda.pdf: 881160 bytes, checksum: 344d83fed6230a65ef9f2842e59072eb (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-07-13T17:14:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_RicardoMonteiroHolanda.pdf: 881160 bytes, checksum: 344d83fed6230a65ef9f2842e59072eb (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-13T17:14:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_RicardoMonteiroHolanda.pdf: 881160 bytes, checksum: 344d83fed6230a65ef9f2842e59072eb (MD5)Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-07-13T17:14:11Z2016-07-13T17:14:11Z2016-07-13T17:14:11Z2016Interpretação teatralInterpretação - cinemaAtoresAtores - prática profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_RicardoMonteiroHolanda.pdf2016_RicardoMonteiroHolanda.pdfapplication/pdf881160http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/1/2016_RicardoMonteiroHolanda.pdf344d83fed6230a65ef9f2842e59072ebMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1850http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/5/license.txt5e0ab6101fd3d995145d81519756c38aMD5510483/136322016-07-13 14:14:11.744oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-07-13T17:14:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
title |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
spellingShingle |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema Holanda, Ricardo Monteiro Interpretação teatral Interpretação - cinema Atores Atores - prática profissional |
title_short |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
title_full |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
title_fullStr |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
title_full_unstemmed |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
title_sort |
Do palco à câmera : as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema |
author |
Holanda, Ricardo Monteiro |
author_facet |
Holanda, Ricardo Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Ricardo Monteiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Giselle Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Brito, Giselle Rodrigues de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interpretação teatral Interpretação - cinema Atores Atores - prática profissional |
topic |
Interpretação teatral Interpretação - cinema Atores Atores - prática profissional |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-13T17:14:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-13T17:14:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-13T17:14:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HOLANDA, Ricardo Monteiro. Do palco à câmera: as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema. 2016. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13632 |
identifier_str_mv |
HOLANDA, Ricardo Monteiro. Do palco à câmera: as relações e as diferenças da interpretação no teatro e no cinema. 2016. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/1/2016_RicardoMonteiroHolanda.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13632/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
344d83fed6230a65ef9f2842e59072eb 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 5e0ab6101fd3d995145d81519756c38a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492998624641024 |