Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Esther Maria Recio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29959
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_5b5092d0f75b0eeb74c9fd0ce09597a4
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29959
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pereira, Esther Maria RecioConke, Leonardo SilveiraPEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29959Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.No presente trabalho apresenta-se uma identificação das estratégias de diferenciação e escopo utilizadas pelas plataformas de streaming audiovisual do mercado brasileiro. O objetivo geral foi identificar as estratégias competitivas de diferenciação utilizadas pelas plataformas de Vídeo sob Demanda (Video on Demand – VoD) no mercado de streaming brasileiro. A perspectiva teórica está baseada no trabalho de Henry Mintzberg (1988, 2007). A metodologia foi de levantamento com coleta de dados por meio de uma pesquisa documental, na qual foram utilizados artigos, notícias ou informações do mercado, relatórios e sites especializados. Também foi empregada a observação, visto que as plataformas foram acessadas pela pesquisadora para se obter a visão de um usuário assinante. Foram analisadas somente as plataformas que utilizam o modelo de negócios SVoD (assinatura do serviço – subscription video on demand). Os resultados mostraram que, das 26 plataformas analisadas, 8 competem pela estratégia de diferenciação por Preço, 2 utilizam a estratégia de diferenciação por Imagem, 3 competem pela estratégia de diferenciação por Suporte, 1 compete pela estratégia de diferenciação por Qualidade, 5 usam a estratégia de diferenciação por Design e 7 competem pela estratégia de Não-Diferenciação. Espera-se que o modelo de análise das plataformas desenvolvido contribua para as futuras pesquisas e análises a respeito deste mercado e promova a divulgação das estratégias de Mintzberg. Acredita-se que a lista das plataformas desenvolvida também é uma forma de contribuição, visto que não há uma lista oficial de plataformas de streaming que atuam no mercado brasileiro.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-02T14:44:33Z No. of bitstreams: 1 2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf: 1613316 bytes, checksum: 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-21T13:16:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf: 1613316 bytes, checksum: 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T13:16:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf: 1613316 bytes, checksum: 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessStreaming (Tecnologia de transmissão de dados)Vídeo on demandCompetitividadeEstratégia de diferenciaçãoEstratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-21T13:16:26Z2022-02-21T13:16:26Z2021-10-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdfapplication/pdf1613316http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/1/2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf19f85f117d5d912b50e467347f78deb6MD5110483/299592022-02-21 10:16:26.856oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T13:16:26Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
title Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
spellingShingle Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
Pereira, Esther Maria Recio
Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Vídeo on demand
Competitividade
Estratégia de diferenciação
title_short Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
title_full Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
title_fullStr Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
title_full_unstemmed Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
title_sort Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
author Pereira, Esther Maria Recio
author_facet Pereira, Esther Maria Recio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Esther Maria Recio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conke, Leonardo Silveira
contributor_str_mv Conke, Leonardo Silveira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Vídeo on demand
Competitividade
Estratégia de diferenciação
topic Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Vídeo on demand
Competitividade
Estratégia de diferenciação
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T13:16:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T13:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29959
identifier_str_mv PEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/1/2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
19f85f117d5d912b50e467347f78deb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908067786424320