Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29959 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
id |
UNB-2_5b5092d0f75b0eeb74c9fd0ce09597a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29959 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Pereira, Esther Maria RecioConke, Leonardo SilveiraPEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29959Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.No presente trabalho apresenta-se uma identificação das estratégias de diferenciação e escopo utilizadas pelas plataformas de streaming audiovisual do mercado brasileiro. O objetivo geral foi identificar as estratégias competitivas de diferenciação utilizadas pelas plataformas de Vídeo sob Demanda (Video on Demand – VoD) no mercado de streaming brasileiro. A perspectiva teórica está baseada no trabalho de Henry Mintzberg (1988, 2007). A metodologia foi de levantamento com coleta de dados por meio de uma pesquisa documental, na qual foram utilizados artigos, notícias ou informações do mercado, relatórios e sites especializados. Também foi empregada a observação, visto que as plataformas foram acessadas pela pesquisadora para se obter a visão de um usuário assinante. Foram analisadas somente as plataformas que utilizam o modelo de negócios SVoD (assinatura do serviço – subscription video on demand). Os resultados mostraram que, das 26 plataformas analisadas, 8 competem pela estratégia de diferenciação por Preço, 2 utilizam a estratégia de diferenciação por Imagem, 3 competem pela estratégia de diferenciação por Suporte, 1 compete pela estratégia de diferenciação por Qualidade, 5 usam a estratégia de diferenciação por Design e 7 competem pela estratégia de Não-Diferenciação. Espera-se que o modelo de análise das plataformas desenvolvido contribua para as futuras pesquisas e análises a respeito deste mercado e promova a divulgação das estratégias de Mintzberg. Acredita-se que a lista das plataformas desenvolvida também é uma forma de contribuição, visto que não há uma lista oficial de plataformas de streaming que atuam no mercado brasileiro.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-02T14:44:33Z No. of bitstreams: 1 2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf: 1613316 bytes, checksum: 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-21T13:16:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf: 1613316 bytes, checksum: 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T13:16:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf: 1613316 bytes, checksum: 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessStreaming (Tecnologia de transmissão de dados)Vídeo on demandCompetitividadeEstratégia de diferenciaçãoEstratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-21T13:16:26Z2022-02-21T13:16:26Z2021-10-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdfapplication/pdf1613316http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/1/2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf19f85f117d5d912b50e467347f78deb6MD5110483/299592022-02-21 10:16:26.856oai:bdm.unb.br:10483/29959w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T13:16:26Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
title |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
spellingShingle |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro Pereira, Esther Maria Recio Streaming (Tecnologia de transmissão de dados) Vídeo on demand Competitividade Estratégia de diferenciação |
title_short |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
title_full |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
title_fullStr |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
title_full_unstemmed |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
title_sort |
Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming : uma análise no mercado brasileiro |
author |
Pereira, Esther Maria Recio |
author_facet |
Pereira, Esther Maria Recio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Esther Maria Recio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conke, Leonardo Silveira |
contributor_str_mv |
Conke, Leonardo Silveira |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Streaming (Tecnologia de transmissão de dados) Vídeo on demand Competitividade Estratégia de diferenciação |
topic |
Streaming (Tecnologia de transmissão de dados) Vídeo on demand Competitividade Estratégia de diferenciação |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-10-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-21T13:16:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-21T13:16:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29959 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Esther Maria Recio. Estratégias de diferenciação das plataformas de streaming: uma análise no mercado brasileiro. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29959/1/2021_EstherMariaRecioPereira_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 19f85f117d5d912b50e467347f78deb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908067786424320 |