Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7324 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
id |
UNB-2_d92f5cffc4374eea45cb41185290c413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/7324 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Martins, Antônio Alysson RodriguesOliveira, Selma Regina NunesMARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7324Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.Pode-se considerar o humor um dos diferenciais da propaganda brasileira, possuindo seus diferentes tons aplicados a campanhas reconhecidas internacionalmente. Apesar de sua contribuição na propaganda nacional ao longo de décadas, não há estudos aprofundados acerca da utilização do humor como recurso persuasivo em campanhas publicitárias no Brasil, tampouco de seus resultados e modos de aplicação. A partir da percepção dessa possibilidade de pesquisa, realizou-se um trabalho monográfico que empregou pesquisas quantitativas e qualitativas para traçar um panorama da utilização do cômico na propaganda nacional. Por meio de pesquisas bibliográficas e, principalmente, análises de conteúdo foi possível identificar algumas campanhas que utilizaram aspectos humorísticos e se demonstraram representativas para elaboração de um estudo de caso sobre esse recurso persuasivo. Por fim, foi possível identificar tendências da utilização do humor na propaganda nacional a partir do panorama histórico construído, assim como sua aplicação na criação publicitária. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe humor can be considered as one of the differentials of the Brazilian advertising, being its different types applied in recognized internationally campaigns. Although its contribution in the brazilian advertising throughout decades, there are no studies deepened concerning the use of the humor as persuasive resource in advertising campaigns in Brazil, neither of its results and ways of application. From the perception of this possibility of research, a monographic work was done that used quantitative and qualitative research to trace a panorama of the use of humor in the Brazilian advertising. By means of bibliographical research and, mainly, content analyses were possible to identify some campaigns that had used humorous aspects and if they had demonstrated representative for elaboration of a case study on this persuasive resource. Finally, it was possible to identify trends of the use of the humor in the Brazilian advertising from the constructed historical panorama, as well as tracing trends for application of this resource in the advertising creation.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-11T22:45:34Z No. of bitstreams: 1 2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf: 472727 bytes, checksum: fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-14T19:38:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf: 472727 bytes, checksum: fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 (MD5)Made available in DSpace on 2014-04-14T19:38:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf: 472727 bytes, checksum: fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 (MD5)Humorismo na propagandaCampanhas publicitáriasPersuasão (Psicologia)Publicidade e propagandaPropagandaHumor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-04-14T19:38:44Z2014-04-14T19:38:44Z2014-04-14T19:38:44Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdfapplication/pdf472727http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/1/2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdffc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/5/license.txt731b51e924c47caf3d2a3bd5a1b1a4d9MD5510483/73242014-04-14 16:38:44.622oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-04-14T19:38:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
title |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
spellingShingle |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional Martins, Antônio Alysson Rodrigues Humorismo na propaganda Campanhas publicitárias Persuasão (Psicologia) Publicidade e propaganda Propaganda |
title_short |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
title_full |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
title_fullStr |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
title_full_unstemmed |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
title_sort |
Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional |
author |
Martins, Antônio Alysson Rodrigues |
author_facet |
Martins, Antônio Alysson Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Antônio Alysson Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Selma Regina Nunes |
contributor_str_mv |
Oliveira, Selma Regina Nunes |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Humorismo na propaganda Campanhas publicitárias Persuasão (Psicologia) Publicidade e propaganda Propaganda |
topic |
Humorismo na propaganda Campanhas publicitárias Persuasão (Psicologia) Publicidade e propaganda Propaganda |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-14T19:38:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-14T19:38:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-14T19:38:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7324 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/1/2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 731b51e924c47caf3d2a3bd5a1b1a4d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907805627744256 |