Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Antônio Alysson Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7324
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
id UNB-2_d92f5cffc4374eea45cb41185290c413
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/7324
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Martins, Antônio Alysson RodriguesOliveira, Selma Regina NunesMARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7324Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.Pode-se considerar o humor um dos diferenciais da propaganda brasileira, possuindo seus diferentes tons aplicados a campanhas reconhecidas internacionalmente. Apesar de sua contribuição na propaganda nacional ao longo de décadas, não há estudos aprofundados acerca da utilização do humor como recurso persuasivo em campanhas publicitárias no Brasil, tampouco de seus resultados e modos de aplicação. A partir da percepção dessa possibilidade de pesquisa, realizou-se um trabalho monográfico que empregou pesquisas quantitativas e qualitativas para traçar um panorama da utilização do cômico na propaganda nacional. Por meio de pesquisas bibliográficas e, principalmente, análises de conteúdo foi possível identificar algumas campanhas que utilizaram aspectos humorísticos e se demonstraram representativas para elaboração de um estudo de caso sobre esse recurso persuasivo. Por fim, foi possível identificar tendências da utilização do humor na propaganda nacional a partir do panorama histórico construído, assim como sua aplicação na criação publicitária. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe humor can be considered as one of the differentials of the Brazilian advertising, being its different types applied in recognized internationally campaigns. Although its contribution in the brazilian advertising throughout decades, there are no studies deepened concerning the use of the humor as persuasive resource in advertising campaigns in Brazil, neither of its results and ways of application. From the perception of this possibility of research, a monographic work was done that used quantitative and qualitative research to trace a panorama of the use of humor in the Brazilian advertising. By means of bibliographical research and, mainly, content analyses were possible to identify some campaigns that had used humorous aspects and if they had demonstrated representative for elaboration of a case study on this persuasive resource. Finally, it was possible to identify trends of the use of the humor in the Brazilian advertising from the constructed historical panorama, as well as tracing trends for application of this resource in the advertising creation.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-11T22:45:34Z No. of bitstreams: 1 2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf: 472727 bytes, checksum: fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-14T19:38:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf: 472727 bytes, checksum: fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 (MD5)Made available in DSpace on 2014-04-14T19:38:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf: 472727 bytes, checksum: fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08 (MD5)Humorismo na propagandaCampanhas publicitáriasPersuasão (Psicologia)Publicidade e propagandaPropagandaHumor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-04-14T19:38:44Z2014-04-14T19:38:44Z2014-04-14T19:38:44Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdfapplication/pdf472727http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/1/2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdffc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/5/license.txt731b51e924c47caf3d2a3bd5a1b1a4d9MD5510483/73242014-04-14 16:38:44.622oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-04-14T19:38:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
title Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
spellingShingle Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
Martins, Antônio Alysson Rodrigues
Humorismo na propaganda
Campanhas publicitárias
Persuasão (Psicologia)
Publicidade e propaganda
Propaganda
title_short Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
title_full Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
title_fullStr Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
title_full_unstemmed Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
title_sort Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
author Martins, Antônio Alysson Rodrigues
author_facet Martins, Antônio Alysson Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Antônio Alysson Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
contributor_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Humorismo na propaganda
Campanhas publicitárias
Persuasão (Psicologia)
Publicidade e propaganda
Propaganda
topic Humorismo na propaganda
Campanhas publicitárias
Persuasão (Psicologia)
Publicidade e propaganda
Propaganda
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-14T19:38:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-14T19:38:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-14T19:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/7324
identifier_str_mv MARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/7324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/1/2013_AntonioAlyssonRodriguesMartins.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7324/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fc1e1a5e162340bb5556ecf07da19b08
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
731b51e924c47caf3d2a3bd5a1b1a4d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907805627744256