Concepção de um veículo SAE/Baja em ambiente multicorpos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19748 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. |
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Massote, Larissa GuimarãesSilva, Rita de CássiaMASSOTE, Larissa Guimarães. Concepção de um veículo SAE/Baja em ambiente multicorpos. 2016. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/19748Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.O presente trabalho tem por objetivo apresentar a modelagem multicorpos de um veículo SAE/Baja em ambiente Multicorpos. Os subsistemas desenvolvidos desde o projeto em CAD até a criação nesse ambiente foram as suspensões dianteira e traseira e o chassi. Os subsistemas freio, direção e motor foram adaptados do protótipo de veículo disponibilizado pela MSC software disponível no endereço eletrônico (https://simcompanion.mscsoftware.com/infocenter/index?page=content&id=KB8017706). Quanto ao veículo completo, o mesmo foi basicamente testado na condição de Straight Line Events > Power-off Straight Line. A modelagem dos subsistemas baseia-se nos requisitos de projetos tais como, ser de fácil manutenção, baixo custo e competitivo, assim como o estabelecimento de parâmetros de suspensão, câmber, caster e convergência compatíveis com esse tipo de veículo. Os softwares CATIA® V5 e o ADAMS/Car® foram utilizados na modelagem de todos os subsistemas. No entanto, na modelagem do veículo completo e teste básico, acima referido, constatou-se um problema no semieixo de transmissão do motor para as rodas traseiras, o que impediu que avaliações mais aprofundadas do veículo fossem realizadas, impossibilitando, por vezes, a completa simulação do veículo (resolução do sistema de equações dinâmicas). Nesse contexto, dedica-se parte do presente trabalho para a descrição dos problemas enfrentados e das soluções técnicas parciais que foram implementadas, a fim de se obter um veículo completo operacional. Ressalta-se, contudo, que nem todos os problemas foram solucionados, o que resultou em um projeto com necessidade, ainda, de implementações.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-23T18:49:29Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ LarissaGuimaraesMassote_tcc.pdf: 1734235 bytes, checksum: e57e355ea03086e1768143e7aa58069c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-27T13:14:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ LarissaGuimaraesMassote_tcc.pdf: 1734235 bytes, checksum: e57e355ea03086e1768143e7aa58069c (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-27T13:14:17Z (GMT). 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The subsystem modeling is based on reach requirements such as being easy maintenance, low cost and competitive, as well as the establishment of suspensions parameters such as camber, caster and toe, compatible with this kind of vehicle. The softwares CATIA® V5 and ADAMS/Car ® were utilized to model all subsystems. However, in the full vehicle modeling and basic tests, previously presented, an error was found in the semi axle who make the transmission from the engine to the rear tires which prevented further evaluations of the vehicle behavior, sometimes making it impossible to complete simulation of the vehicle (due resolution of the system of dynamic equations). In this context, part of the present work is dedicated to describe the problems faced and the partial technical solutions applied, in order to obtain a operational full vehicle model. It stands out that, however, not all problems were solved which resulted in a project in need of further implementations.Automóveis - projetos e construçãoVeículosChassi veicularConcepção de um veículo SAE/Baja em ambiente multicorposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-27T13:14:17Z2018-03-27T13:14:17Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_ LarissaGuimaraesMassote_tcc.pdf2016_ LarissaGuimaraesMassote_tcc.pdfapplication/pdf1734235http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19748/1/2016_+LarissaGuimaraesMassote_tcc.pdfe57e355ea03086e1768143e7aa58069cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19748/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19748/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19748/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19748/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/197482018-03-27 10:14:17.547oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-03-27T13:14:17Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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