Bancada ergonômica para veículos Baja SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Caio César Curvelo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freire, Matheus Avelino
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/30197
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
id UNB-2_f8fef039d536a63158840ee366a0b204
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/30197
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Camilo, Caio César CurveloFreire, Matheus AvelinoMiranda, Mateus RodriguesCAMILO, Caio César Curvelo; FREIRE, Matheus Avelino. Bancada ergonômica para veículos Baja SAE. 2021. 266 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30197Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.O trabalho realizado faz uma abordagem dos problemas ergonômicos encontrados no âmbito do projeto do habitáculo dos veículos Baja SAE da equipe UnBaja. Ao vivenciarmos problemas decorrentes das falhas de projeto, nós decidimos contextualizar normas e procedimentos de validação, estudar variáveis antropométricas e realizar análises de projetos ergonômicos antecessores. Buscou-se então, desenvolver uma ferramenta toda ajustável que possibilitará auxiliar os integrantes da equipe na construção dos mock-ups dos habitáculos dos futuros protótipos, assim podendo contribuir para o aperfeiçoamento do projeto, para o seu desenvolvimento e na busca por melhores resultados durante as futuras competições, às quais a UnBaja participará. Para a elaboração da ferramenta, foi feita uma interpretação das Normas SAE que regem o posicionamento dos ocupantes e equipamentos a serem utilizados dentro do habitáculo, juntamente com o Regulamento Baja SAE Brasil que determina as normas do cockpit de um veículo deste tipo. Embasado nestes documentos, foram criados procedimentos de análise para assim desenvolver um instrumento que atendesse aos requisitos levantados pela Equipe UnBaja. Por meio do auxílio de ferramentas ergonômicas contidas no sofware CATIA V5 R21, foi projetada uma bancada para validação, com base nas simulações computacionais realizadas, para comprovar sua versatilidade, funcionalidade e assim minimizar futuros problemas que podem surgir, prejudicando os resultados do projeto.Submitted by Thamires Coutinho Carvalho (thamirespitanga@gmail.com) on 2022-03-23T01:01:37Z No. of bitstreams: 1 2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf: 37647785 bytes, checksum: 3198bc372788a87c62ab2497249f25eb (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna.maia@unb.br) on 2022-03-23T13:48:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf: 37647785 bytes, checksum: 3198bc372788a87c62ab2497249f25eb (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-23T13:48:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf: 37647785 bytes, checksum: 3198bc372788a87c62ab2497249f25eb (MD5)The work carried out addresses the ergonomics problems encountered in the context of the UnBaja team’s Baja SAE vehicle interior design. When experiencing problems resulting from design failures, we decided to contextualize validation rules and procedures, study anthropometric variables and perform analyzes of predecessor ergonomic designs. It was then sought to develop a fully adjustable tool that will make it possible to assist the team members in the construction of mock-ups of the cabinets of the future prototypes, thus being able to contribute to the improvement of the project, to its development and in the search for better results during the future competitions, in which UnBaja will participate. For the elaboration of the tool, an interpretation of the SAE Norms that govern the positioning of the occupants and equipment to be used inside the cabin was made, together with the Baja SAE Brasil Regulation that determines the cockpit standards of a vehicle of this type. Based on these documents, analysis procedures were created to develop an instrument that would meet the requirements raised by the UnBaja Team. Through the aid of ergonomic tools contained in the CATIA V5 R21 software, a bench was designed for validation, based on the computer simulations performed, to prove its versatility, functionality and thus minimize future problems that may arise, harming the results of the project.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessErgonomiaVeículosAutomóveis - projetos e construçãoBancada ergonômica para veículos Baja SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-23T13:48:08Z2022-03-23T13:48:08Z2021-05porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30197/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdfapplication/pdf37647785http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30197/1/2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf3198bc372788a87c62ab2497249f25ebMD5110483/301972022-03-23 10:48:08.894oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-23T13:48:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
title Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
spellingShingle Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
Camilo, Caio César Curvelo
Ergonomia
Veículos
Automóveis - projetos e construção
title_short Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
title_full Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
title_fullStr Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
title_full_unstemmed Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
title_sort Bancada ergonômica para veículos Baja SAE
author Camilo, Caio César Curvelo
author_facet Camilo, Caio César Curvelo
Freire, Matheus Avelino
author_role author
author2 Freire, Matheus Avelino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Caio César Curvelo
Freire, Matheus Avelino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Mateus Rodrigues
contributor_str_mv Miranda, Mateus Rodrigues
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ergonomia
Veículos
Automóveis - projetos e construção
topic Ergonomia
Veículos
Automóveis - projetos e construção
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-23T13:48:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-23T13:48:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMILO, Caio César Curvelo; FREIRE, Matheus Avelino. Bancada ergonômica para veículos Baja SAE. 2021. 266 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/30197
identifier_str_mv CAMILO, Caio César Curvelo; FREIRE, Matheus Avelino. Bancada ergonômica para veículos Baja SAE. 2021. 266 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/30197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30197/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30197/1/2021_CaioCesarCamilo_MatheusFreire_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
3198bc372788a87c62ab2497249f25eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493174533750784