Limite da LRF e arrecadação própria dos municípios brasileiros no ano de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Andressa Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18157
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
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spelling Almeida, Andressa SilvaFernandes, José Lúcio TozettiALMEIDA, Andressa Silva. Limite da LRF e arrecadação própria dos municípios brasileiros no ano de 2016. 2017. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18157Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trouxe regras relevantes no que diz respeito ao planejamento e controle das contas públicas. Uma das suas implantações foi estabelecer os limites de despesas com pessoal inseridas dentro de um objetivo geral de equilibrar as receitas e as despesas e buscar a transparência das contas públicas. O objetivo desse trabalho é analisar o efeito dos limites impostos pela LRF sobre os gastos com pessoal dos municípios brasileiros. De modo particular, analisa o esforço arrecadatório dos poderes Executivos dos municípios no ano de 2016 através de indicadores que relacionam os gastos com pessoal com a receita corrente líquida arrecadada pelo município, seja receita fiscal gerada por IPTU, ISS, ITBI ou originada por transferências governamentais. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.637 municípios, selecionados a partir do banco de dados da FINBRA, e em seguida foram separados em dois grupos: 1) municípios em que seus Poderes Executivos ultrapassaram o limite de 54% de gastos com pessoal estabelecido pela LRF; 2) municípios em que seus Poderes Executivos não ultrapassaram o limite estabelecido pela LRF. Os resultados dos testes revelaram que houve uma diferença significativa quanto a arrecadação dos dois grupos de municípios. Os resultados demonstraram que os dois grupos não obtiveram o mesmo esforço arrecadatório. Os municípios que estão dentro do limite previsto arrecadaram, em média, mais que os que não estão dentro do limite; e, proporcionalmente à receita corrente líquida, a porcentagem média das transferências correntes é maior nos municípios que não estão dentro do limite estabelecido pela lei, sugerindo a ocorrência do efeito flypaper.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-10-31T16:42:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AndressaSilvaAlmeida.pdf: 1275834 bytes, checksum: 1874b0859f96d01a4d7f6c6b996219c3 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-11-03T15:39:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AndressaSilvaAlmeida.pdf: 1275834 bytes, checksum: 1874b0859f96d01a4d7f6c6b996219c3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-03T15:39:51Z (GMT). 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