Afeto, subjetividade e gestão escolar
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9924 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2014. |
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Vianna, Katia Cristina GarciaAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deVIANNA, Katia Cristina Garcia. Afeto, subjetividade e gestão escolar. 2014. 42 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9924Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2014.Nós, seres humanos, somos todos movidos por emoções e, por assim ser, é muito comum deixarmos que estes sentimentos - nem sempre sensatos – ou a falta deles interfiram no dia-a-dia. Este trabalho foi pensado a partir da pergunta: de que forma a gestão escolar afeta o trabalho pedagógico? Sob a luz da psicanálise, e considerados os aspectos de subjetividade e complexidade, a pesquisa foi realizada como o objetivo de perceber os laços sociais entre a equipe gestora e o corpo docente. A presente pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Fundamental 34 de Ceilândia, escola situada na Expansão do Setor O - região conhecida pela violência e pelo tráfico de drogas. Foi feita uma breve apresentação teórica sobre a relação entre afetividade e disposição para o trabalho, bem como da afetividade com a gestão escolar. Para investigar se teoria e prática estão juntos, foi realizado um questionário com 13 professores que trabalham na instituição. Verificou-se a relação entre afeto e aprendizagem e entre afetividade e percepção dos fatos. Percebeu-se que o papel do gestor, tanto com o corpo docente quanto com o discente, precisa ser permeado pelo afeto. Observou-se que os projetos desenvolvidos pela escola trazem motivação quando é idealizado por todos e quando a direção se faz presente. Por fim, viu-se que trabalhar com as lembranças podem trazer benefícios para a atuação profissional. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTWe, human beings, are all moved by emotions, thus, it is quite common to let these feelings – which are not always sensible ones, or their lack, to interfere in our daily lives. This project has been conceived from the following question: how does school management affect the pedagogical work? In the light of psychoanalysis and taking into account aspects of subjectivity and complexity, the research has been conducted aiming at understanding the social ties between the management team and the academic staff. This research has been conducted at Centro de Ensino Fundamental 34 in Ceilândia, a school located at the Expansão do Setor O – a region known for its violence and for drug traffic. A short theoretical introduction about the relation between affectivity and willingness to work has been presented, as well as the relation between affectivity and the school management. In order to find out if theory and practice go together, a questionnaire has been answered by 13 teachers who work at the institution. It has been noticed that there’s a relation between affection and learning and between affectivity and the perception of facts. It has been observed that the role of the manager, when dealing with the academic staff or with the students, needs to be permeated by affection. It has been found that the projects developed by the school bring motivation when they’re idealized by everyone and when the school board is involved. To conclude, it’s also possible to say that working with memories can be very beneficial for the professional performance.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-03-12T18:43:47Z No. of bitstreams: 1 2014_KatiaCristinaGarciaVianna.pdf: 391911 bytes, checksum: 115ee5a3cfc40c51fddfbbaa9878f271 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-03-12T18:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_KatiaCristinaGarciaVianna.pdf: 391911 bytes, checksum: 115ee5a3cfc40c51fddfbbaa9878f271 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-12T18:48:19Z (GMT). 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