Um estudo sobre a implementação de políticas públicas : o caso do BRT (Bus Rapid Transit) ou (transporte rápido por ônibus) no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Naíra Silva dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/13204
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2015.
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Optou por ser uma pesquisa descritiva, com caráter qualitativo, embasada em análise bibliográfica na tentativa de encontrar insumos teóricos sobre as políticas públicas e seu processo de implantação. Assim como, o quadro atual da mobilidade urbana e a diversificação dos transportes coletivos e públicos. Utilizou também o modelo de pesquisa documental para o levantamento de dados secundários, notadamente em jornais, tais como: Correio Brasiliense, Jornal de Brasília e O Globo. Por fim, pautou-se em entrevistas semiestruturadas com atores vinculados ao sistema do BRT, cedidas pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e realizadas no bojo do Projeto intitulado “Condicionantes Institucionais aos Investimentos em Infraestrutura no Brasil”, coordenado pelo técnico, o Sr. Alexandre Gomide de Ávila. O resultado deste estudo apontou os desafios encontrados na fase de implantação do empreendimento, sendo eles de cunho econômico, organizacional, político e social. Além disto, apontou novas possibilidades para implementação de futuras linhas do sistema BRT. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research inquired the main challenges of institutional order, infrastructure and operational dealt by Governo do Distrito Federal on the implementation of BRT (Bus Rapid Transit). From a critical point of view from public policies. For this purpose, described the emergence of BRT (Bus Rapid Transit) in Brazil, staring from the diversification motion of the public transportation and the new concepts of urban mobility. Opted for a descriptive survey, with a qualitative nature, grounded on a bibliographic analysis. On the attempted of find a theoretical input about public policies, and its implementation processes. As well as, the current scenario of urban mobility and the diversification of the public transportation. Used as well, a documentary survey model, to the secondary data mapping. In journals, such as: Correio Brasiliense, Jornal de Brasília e O Globo. Lastly, based on a semi structured interview with linked actors to the BRT. Conceded by Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) and executed on the scope of the project “Condicionantes Institucionais aos Investimentos em Infraestrutura no Brasil”, coordinated by the technician, Mr. Alexandre Gomide de Ávila. The result of this research pointed to the challenges found on the implementation fase. Just as, economical nature, organizational, policies and socials. Furthermore, pointed new possibilities for future implementations of the BRT system lines.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-05-23T20:07:12Z No. of bitstreams: 1 2015_NairaSilvadosSantos.pdf: 864011 bytes, checksum: 4f411b61ae1445d5b7e71039b2cd2ee3 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-05-27T15:58:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_NairaSilvadosSantos.pdf: 864011 bytes, checksum: 4f411b61ae1445d5b7e71039b2cd2ee3 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-27T15:58:55Z (GMT). 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