A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26267 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019. |
id |
UNB-2_67d9c9be7be382a321db81bb104c518e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/26267 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Moura, Marina MachadoCarvalho, Rafiza Luziani Varão RibeiroMOURA, Marina Machado. A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço. 2019. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26267Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.O presente estudo tem como objetivo analisar a iconografia do cangaço produzida pelo fotógrafo árabe Benjamin Abrahão Botto e investigar de que forma esses registros contribuíram para a espetacularização do fenômeno no imaginário popular. Para tanto, primeiramente, analisamos os discursos das mídias jornalísticas contemporâneas ao cangaço e como estas construíram suas narrativas espetacularizadas acerca do fenômeno; em seguida, abordamos as dimensões real, simbólica e imaginária da imagem, relacionadas ao nosso objeto de estudo; e, ainda, discorremos sobre a criação de mitos e o conceito de espetacularização, levantado na pergunta de pesquisa. Por fim, analisamos o conteúdo da iconografia destacando os elementos e signos contidos no material que contribuem para essa construção espetacularizada do cangaço e de seus personagens. Conclui-se que as imagens de Botto espetacularizam o movimento de maneira a reforçar o aspecto mítico dos cangaceiros como heróis.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-08-18T11:55:49Z No. of bitstreams: 1 2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf: 5078567 bytes, checksum: 9de27b41893d163b58e0f32222986ea6 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-30T11:01:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf: 5078567 bytes, checksum: 9de27b41893d163b58e0f32222986ea6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-30T11:01:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf: 5078567 bytes, checksum: 9de27b41893d163b58e0f32222986ea6 (MD5)The present study aims to analyze the iconography of the cangaço produced by the arabian photographer Benjamin Abrahão Botto and investigate how these records contributed to the spectacularization of the phenomenon in the popular imaginary. In order to do so, we first analyze the discourses of the journalistic media contemporary to the cangaço and how it constructed its spectacularized narratives concerning the phenomenon; then we approach the real, symbolic and imaginary dimensions of the image, related to our object of study; and, also, we discuss the creation of the myths and the concept of spectacularization, brought up in the research question. Finally, we analyze the content of the iconography, highlighting the elements and signs contained in the material that contribute to this spectacularized construction of the cangaço and its characters. It is concluded that the images of Botto spectacularize the movement in order to reinforce the mythical aspect of the cangaceiros as heroes.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoIconografiaCangaçoImaginárioFotografiaJornalismoA contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-30T11:01:15Z2020-12-30T11:01:15Z2019-07-10porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26267/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdfapplication/pdf5078567http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26267/1/2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf9de27b41893d163b58e0f32222986ea6MD5110483/262672020-12-30 09:01:15.787oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-30T11:01:15Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
title |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
spellingShingle |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço Moura, Marina Machado Comunicação Iconografia Cangaço Imaginário Fotografia Jornalismo |
title_short |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
title_full |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
title_fullStr |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
title_full_unstemmed |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
title_sort |
A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço |
author |
Moura, Marina Machado |
author_facet |
Moura, Marina Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Marina Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação Iconografia Cangaço Imaginário Fotografia Jornalismo |
topic |
Comunicação Iconografia Cangaço Imaginário Fotografia Jornalismo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-30T11:01:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-30T11:01:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Marina Machado. A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço. 2019. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26267 |
identifier_str_mv |
MOURA, Marina Machado. A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço. 2019. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26267/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26267/1/2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 9de27b41893d163b58e0f32222986ea6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908020630913024 |