Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachuté, Lívia Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5577
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade , Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2013.
id UNB-2_681c6c932fa5185a46a4c3f191e8d952
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5577
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Cachuté, Lívia CristinaAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimCACHUTÉ, Lívia Cristina. Marketing digital como estratégia no varejo: um estudo de caso do Brasília Shopping. 2013. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5577Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade , Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2013.Este trabalho tem por objetivo analisar, por meio de um estudo de caso, como se dá a comunicação entre o Brasília Shopping e seus clientes utilizando as ferramentas de marketing digital. As ações adotadas pelo Brasília são confrontadas com a base teórica do marketing, do varejo e das estratégias mediadas pelas Internet. Inicialmente são abordados os conceitos básicos de Internet, marketing e estratégia, a fim de subsidiar a compreensão de como as possibilidades geradas na web alteraram o comportamento do consumidor. Em seguida, ancorado no referencial teórico, são apresentados o marketing digital e as possibilidades de comunicação que ele permite através de suas principais ferramentas; o varejo; e o segmento shopping center, fazendo uma breve abordagem de sua evolução no mercado do Brasil e do Distrito Federal para, então, descrever como todos esses conceitos têm sido empregados pelo Brasília Shopping, consideradas as suas características. Finalizando o trabalho são apresentadas as conclusões baseadas nas características escolhidas para fazer uso das ferramentas, bem como são apontados os pontos positivos e negativos que foram observados na condução da comunicação do Brasília Shopping, considerando que estão atualmente em uso múltiplos canais digitais e há um crescente investimento no marketing digital. _______________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to analyze, through a case study, how is the communication between the Brasilia Shopping and its customers using the digital marketing tools. The actions taken by Brasilia are confronted with the theoretical foundation of marketing, retailing and strategies mediated by the Internet. Initially covered the basics of Internet marketing and strategy in order to support the understanding of the possibilities generated web changed consumer behavior. Then, anchored in the theoretical framework, are presented digital marketing and communication possibilities that it presents through its main tools, retailers, and the shopping center segment, making a brief overview of ts evolution in the market of Brazil and the Federal District to then describe how all of these concepts have been employed by Brasília Shopping, considered its features. Finally the paper presents the conclusions based on the features chosen to make use of tools and are pointed out the positives and negatives that were observed in the conduct of communication Brasília Shopping, considering they are currently using multiple digital channels and there is a growing investment in digital marketing.Submitted by Luiza Silva Almeida (luiza.lsa@hotmail.com) on 2013-06-18T16:10:42Z No. of bitstreams: 1 2013_Lívia Cristina Cachuté.pdf: 3829258 bytes, checksum: 0873b3b36865471fe0b24beb21a8b9dd (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-07-04T13:48:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_Lívia Cristina Cachuté.pdf: 3829258 bytes, checksum: 0873b3b36865471fe0b24beb21a8b9dd (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-04T13:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_Lívia Cristina Cachuté.pdf: 3829258 bytes, checksum: 0873b3b36865471fe0b24beb21a8b9dd (MD5)Comércio varejistaMarketing na InternetCentros comerciaisMarketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shoppinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-07-04T13:48:12Z2013-07-04T13:48:12Z2013-07-04T13:48:12Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_Lívia Cristina Cachuté.pdf2013_Lívia Cristina Cachuté.pdfapplication/pdf3829258http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/1/2013_L%C3%ADvia+Cristina+Cachut%C3%A9.pdf0873b3b36865471fe0b24beb21a8b9ddMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1853http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/5/license.txtd72a4454528c44ee4fc5546690887e08MD5510483/55772013-07-04 10:48:12.61oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-07-04T13:48:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
title Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
spellingShingle Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
Cachuté, Lívia Cristina
Comércio varejista
Marketing na Internet
Centros comerciais
title_short Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
title_full Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
title_fullStr Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
title_full_unstemmed Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
title_sort Marketing digital como estratégia no varejo : um estudo de caso do Brasília Shopping
author Cachuté, Lívia Cristina
author_facet Cachuté, Lívia Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachuté, Lívia Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
contributor_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comércio varejista
Marketing na Internet
Centros comerciais
topic Comércio varejista
Marketing na Internet
Centros comerciais
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade , Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-04T13:48:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-04T13:48:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-04T13:48:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CACHUTÉ, Lívia Cristina. Marketing digital como estratégia no varejo: um estudo de caso do Brasília Shopping. 2013. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5577
identifier_str_mv CACHUTÉ, Lívia Cristina. Marketing digital como estratégia no varejo: um estudo de caso do Brasília Shopping. 2013. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/1/2013_L%C3%ADvia+Cristina+Cachut%C3%A9.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5577/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0873b3b36865471fe0b24beb21a8b9dd
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
d72a4454528c44ee4fc5546690887e08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492913574641664