Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/20460
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
id UNB-2_6cedb08146f5d2f90eb0f81a7a54ab98
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/20460
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Costa, Ana BorgesAndrade, MichelleCOSTA, Ana Borges. Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural. 2017. 196 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/20460Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.A acidentalidade no trânsito é uma das principais causas de morte no Brasil, cerca de 20% das mortes no trânsito ocorrem nas rodovias federais brasileiras. Com a expansão urbana, algumas rodovias rurais, antes afastadas dos centros urbanos, passam a fazer parte da malha viária dos municípios, por consequência, o incremento do volume de tráfego e os conflitos entre os movimentos urbanos e rodoviários aumentam a insegurança no trânsito nesses locais. O presente trabalho realizou uma análise comparativa da acidentalidade de trechos homogêneos, sob os aspectos de tipologia da via e de volume de tráfego, nos ambientes rural e urbano para cada região brasileira, com base no banco de dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF, 2016), com enfoque no tipo de acidente e causa principal. Por fim de comprovou-se a diferença na tipologia dos acidentes, o que gera a necessidade de tratamento diferenciado das travessias urbanas em relação às rodovias rurais e às vias urbanas, algo que a norma de referência em segurança viária no Brasil – Manual De Projeto e Práticas Operacionais Para Segurança nas Rodovias Publicação IPR no 741/2010 – não traz.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-01T14:18:43Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdf: 5907194 bytes, checksum: 2977e9e06b80147b27613215a852e387 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-01T14:18:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdf: 5907194 bytes, checksum: 2977e9e06b80147b27613215a852e387 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-01T14:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdf: 5907194 bytes, checksum: 2977e9e06b80147b27613215a852e387 (MD5)Road Accidents are one of the main causes of death in Brazil: it represents about 20% of traffic deaths that occur on Brazilian federal highways. Some rural roads previously isolated from urban centers become part of the municipalities road network because of the urban sprawl. Therefore, traffic volume and conflicts between urban and highway movements grow higher and cause traffic insecurity in these places. The present work proposes a comparative analysis of the accidentality of homogeneous segments, under the aspects of road type and traffic volume, in the rural and urban environments for each one of Brazil’s regions, based on the Federal Highway Police Accident Database (PRF, 2016), focusing on the accident’s type and main cause. At the end, this study proved the differences on accident type, which leads to the need of proper treatment in urban crossings than in rural roads and urban roads, since Brazil’s reference regulation in road safety does not provide it.Acidentes de trânsitoSegurança viáriaEstradas ruraisEstudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-08-01T14:18:59Z2018-08-01T14:18:59Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdf2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdfapplication/pdf5907194http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/1/2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdf2977e9e06b80147b27613215a852e387MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/204602018-08-01 11:18:59.183oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-08-01T14:18:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
title Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
spellingShingle Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
Costa, Ana Borges
Acidentes de trânsito
Segurança viária
Estradas rurais
title_short Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
title_full Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
title_fullStr Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
title_full_unstemmed Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
title_sort Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural
author Costa, Ana Borges
author_facet Costa, Ana Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Michelle
contributor_str_mv Andrade, Michelle
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Segurança viária
Estradas rurais
topic Acidentes de trânsito
Segurança viária
Estradas rurais
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T14:18:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01T14:18:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Ana Borges. Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural. 2017. 196 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/20460
identifier_str_mv COSTA, Ana Borges. Estudo da diferença na tipologia dos acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras inseridas em contexto urbano e rural. 2017. 196 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/20460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/1/2017_AnaBorgesCosta_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20460/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2977e9e06b80147b27613215a852e387
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907718155534336