As ações de responsabilidade social corporativa e o comprometimento dos funcionários : o caso do Senado Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana Luiza Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4310
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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spelling Aguiar, Ana Luiza DuarteVieira, Diego MotaAGUIAR, Ana Luiza Duarte. As ações de responsabilidade social corporativa e o comprometimento dos funcionários: o caso do Senado Federal. 2012. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4310Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.O processo de distribuição de atividades produtivas desencadeou a preocupação da sociedade com os impactos causados pelas atividades desenvolvidas pelas organizações. A pressão das comunidades demandam atitudes que proporcionem o desenvolvimento ético e cultural da organização aliado à prosperidade da sociedade. O conceito de responsabilidade social corporativa surge para proporcionar um cenário que possibilite o reconhecimento social associado ao alcance dos objetivos econômicos organizacionais. Entretanto, a valorização de atividades sociais na administração pública depara-se com barreiras burocráticas que dificultam a sua realização de maneira transparente e em conformidade com a lei. Este trabalho vislumbrou identificar as ações de responsabilidade social e o comprometimento dos funcionários de uma instituição pública. Dessa maneira, objetivou-se analisar se as práticas de responsabilidade social estão alinhadas com as etapas da gestão da responsabilidade social, e, ainda com a conscientização e contribuição de seus funcionários. Para tanto, a pesquisa realizada contou com a participação de 370 funcionários que compõem o quadro de uma Instituição pública. O estudo é composto por duas etapas. A primeira objetivou identificar as ações de responsabilidade social praticadas pela Organização. A segunda teve como foco a identificação de variáveis abordadas necessárias à implantação e consolidação da gestão da responsabilidade social e comprometimento dentro da organização, concomitante à comparação das percepções dos funcionários para com a empresa e com suas próprias iniciativas. Quanto aos resultados, observou-se que, embora a Organização realize práticas socialmente responsáveis, poucos dos funcionários conseguem perceber a integração com o tema, não havendo divulgação das etapas condizentes à gestão socialmente responsável, tampouco a participação eficaz dos integrantes da organização. É imprescindível, para a gestão da responsabilidade social, a realização de seus estágios, bem como é necessário aplicar políticas de marketing social para promover mudanças sociais que mobilizem a perpetuidade das práticas sociais ao longo do tempo, integrando valores associados à mudança de comportamento dos funcionários.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-12-07T13:07:10Z No. of bitstreams: 1 2012_AnaLuizaDuarteAguiar.pdf: 958355 bytes, checksum: b21b12ed6919eadf5bc52c5f3393a9e8 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-10T20:36:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_AnaLuizaDuarteAguiar.pdf: 958355 bytes, checksum: b21b12ed6919eadf5bc52c5f3393a9e8 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-10T20:36:40Z (GMT). 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