Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/18768 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
id |
UNB-2_726715d8c42c2586afe323485168c8af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/18768 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Franco, Camila SilvaSantos, Luis Carlos Ribeiro dosFRANCO, Camila Silva. Estímulos para artistas de teatro: a direção e a construção da personagem. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18768Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.Este trabalho analisa a influência do diretor na construção da personagem, bem como as estratégias utilizadas pelos atores para dar vida à personagem e à cena, tendo como referência a peça “Os Mamutes” de Jô Bilac, encenada pela turma de formandos da Universidade de Brasília. O objetivo é analisar os tipos de estímulos para a atuação de atores/atrizes na criação de cenas e personagens no contexto teatral. A pesquisa caracteriza a direção de atores em seus aspectos gerais e conceituais, assim como analisa elementos relevantes acerca do ator e do processo criativo. Também são identificados a partir do enredo, os métodos utilizados pelo diretor/diretora teatral, abordando nesse contexto minha experiência com as diretoras que participaram do processo de criação da peça, bem como os estímulos trazidos por cada diretora/pedagoga, enfatizando quais deles tiveram melhor receptividade, tanto para o processo criativo e a construção da minha personagem, como para a minha formação como atriz. Ressalto aspectos relevantes nesse contexto, tais como a cenografia, a maquiagem, o figurino e a sonoplastia. A parte qualitativa da pesquisa apresenta entrevistas com as diretoras/professoras e com as alunas atrizes.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-12-14T11:26:47Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf: 537097 bytes, checksum: 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-12-20T20:14:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf: 537097 bytes, checksum: 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-20T20:14:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf: 537097 bytes, checksum: 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 (MD5)This work analyzes the influence of the director in the construction of the character, as well as the strategies used by the actors to give life to the character and the scene, with reference to the play "The Mammoths" by Jô Bilac, staged by the graduating class of the University of Brasília. The objective is to analyze the types of stimuli for the performance of actors/actresses in the creation of scenes and characters in the theatrical context. The research characterizes the direction of actors in their general and conceptual aspects, as well as analyzes relevant elements about the actor and the creative process. Also identified from the plot are the methods used by the director / theatrical director, addressing in this context, my experience with the directors who participated in the process of creation of the piece, as well as the stimuli brought by each director/pedagogue, emphasizing which of them had better receptivity, both for the creative process and the construction of my character, and for my training as an actress. Highlight relevant aspects in this context, such as set design, makeup, costumes and sound design. The qualitative part of the research presents interviews with the directors / teachers and with the female actresses.Interpretação teatralTeatro - produção e direçãoProcesso criativoEstímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-12-20T20:14:45Z2017-12-20T20:14:45Z2017-11-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdfapplication/pdf537097http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/1/2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/187682017-12-20 18:14:45.453oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-12-20T20:14:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
title |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
spellingShingle |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem Franco, Camila Silva Interpretação teatral Teatro - produção e direção Processo criativo |
title_short |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
title_full |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
title_fullStr |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
title_full_unstemmed |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
title_sort |
Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem |
author |
Franco, Camila Silva |
author_facet |
Franco, Camila Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Camila Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luis Carlos Ribeiro dos |
contributor_str_mv |
Santos, Luis Carlos Ribeiro dos |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Interpretação teatral Teatro - produção e direção Processo criativo |
topic |
Interpretação teatral Teatro - produção e direção Processo criativo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-20T20:14:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-20T20:14:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRANCO, Camila Silva. Estímulos para artistas de teatro: a direção e a construção da personagem. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18768 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Camila Silva. Estímulos para artistas de teatro: a direção e a construção da personagem. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/1/2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907941986664448 |