Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Camila Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18768
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
id UNB-2_726715d8c42c2586afe323485168c8af
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/18768
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Franco, Camila SilvaSantos, Luis Carlos Ribeiro dosFRANCO, Camila Silva. Estímulos para artistas de teatro: a direção e a construção da personagem. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18768Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.Este trabalho analisa a influência do diretor na construção da personagem, bem como as estratégias utilizadas pelos atores para dar vida à personagem e à cena, tendo como referência a peça “Os Mamutes” de Jô Bilac, encenada pela turma de formandos da Universidade de Brasília. O objetivo é analisar os tipos de estímulos para a atuação de atores/atrizes na criação de cenas e personagens no contexto teatral. A pesquisa caracteriza a direção de atores em seus aspectos gerais e conceituais, assim como analisa elementos relevantes acerca do ator e do processo criativo. Também são identificados a partir do enredo, os métodos utilizados pelo diretor/diretora teatral, abordando nesse contexto minha experiência com as diretoras que participaram do processo de criação da peça, bem como os estímulos trazidos por cada diretora/pedagoga, enfatizando quais deles tiveram melhor receptividade, tanto para o processo criativo e a construção da minha personagem, como para a minha formação como atriz. Ressalto aspectos relevantes nesse contexto, tais como a cenografia, a maquiagem, o figurino e a sonoplastia. A parte qualitativa da pesquisa apresenta entrevistas com as diretoras/professoras e com as alunas atrizes.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-12-14T11:26:47Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf: 537097 bytes, checksum: 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-12-20T20:14:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf: 537097 bytes, checksum: 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-20T20:14:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf: 537097 bytes, checksum: 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2 (MD5)This work analyzes the influence of the director in the construction of the character, as well as the strategies used by the actors to give life to the character and the scene, with reference to the play "The Mammoths" by Jô Bilac, staged by the graduating class of the University of Brasília. The objective is to analyze the types of stimuli for the performance of actors/actresses in the creation of scenes and characters in the theatrical context. The research characterizes the direction of actors in their general and conceptual aspects, as well as analyzes relevant elements about the actor and the creative process. Also identified from the plot are the methods used by the director / theatrical director, addressing in this context, my experience with the directors who participated in the process of creation of the piece, as well as the stimuli brought by each director/pedagogue, emphasizing which of them had better receptivity, both for the creative process and the construction of my character, and for my training as an actress. Highlight relevant aspects in this context, such as set design, makeup, costumes and sound design. The qualitative part of the research presents interviews with the directors / teachers and with the female actresses.Interpretação teatralTeatro - produção e direçãoProcesso criativoEstímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-12-20T20:14:45Z2017-12-20T20:14:45Z2017-11-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdfapplication/pdf537097http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/1/2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/187682017-12-20 18:14:45.453oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-12-20T20:14:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
title Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
spellingShingle Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
Franco, Camila Silva
Interpretação teatral
Teatro - produção e direção
Processo criativo
title_short Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
title_full Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
title_fullStr Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
title_full_unstemmed Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
title_sort Estímulos para artistas de teatro : a direção e a construção da personagem
author Franco, Camila Silva
author_facet Franco, Camila Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Camila Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
contributor_str_mv Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Interpretação teatral
Teatro - produção e direção
Processo criativo
topic Interpretação teatral
Teatro - produção e direção
Processo criativo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-20T20:14:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-20T20:14:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCO, Camila Silva. Estímulos para artistas de teatro: a direção e a construção da personagem. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/18768
identifier_str_mv FRANCO, Camila Silva. Estímulos para artistas de teatro: a direção e a construção da personagem. 2017. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/18768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/1/2017_CamilaSilvaFranco_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18768/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b9f5b7e962f950dfd6b4e7ff9abc1c2
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493047479894016