Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Camila Princhak Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4319
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_7363a04cfa35084192438fb5bfcc69af
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4319
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pinto, Camila Princhak TeixeiraCosta, Helena AraújoPINTO, Camila Princhak Teixeira. Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais: estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão. 2012. 86 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4319Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.As carências e desigualdades existentes no Brasil, bem como as limitações do Estado em atender todas as demandas sociais, atribuem maior importância à Responsabilidade Social Empresarial. Dessa forma, ganham espaço as dimensões social e ambiental em um mercado em que a maximização do lucro era a única premissa das empresas. O espírito humanitário, os valores voltados para a valorização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, leis ambientais mais aprimoradas e exposição na mídia de tragédias ambientais causadas por empresas também são fatores que podem explicar o envolvimento das empresas com os problemas sociais e ambientais. Porém, quando se trata em comportamento do consumidor e sua decisão de compra, não há um consenso entre os pesquisadores sobre o posicionamento (favorável ou desfavorável) do consumidor em relação a postura social e ambiental mais responsável por parte das empresas. Acrescenta-se o fato de que a maioria dos estudos não especificam o setor, localização ou o tipo de serviço ou produto que terá o comportamento do consumidor analisado. Portanto, a presente pesquisa delimitou-se ao estudo da importância da Responsabilidade Social Empresarial na compra de serviços de consultoria em gestão, visto que o setor de consultoria caracteriza-se por ser um dos mais dinâmicos do período. Tratase de uma pesquisa quantitativa descritiva, tendo como empresa analisada a AD&M Consultoria Empresarial e seus clientes. Foi composta uma amostra aleatória com 69 empresas-clientes, das quais 25 responderam ao questionário online. Os dados foram analisados a partir do Qui-quadrado e Tau de Kendall. Constatou-se que as empresas-clientes defendem um papel responsável das empresas privadas, corroborando para uma co-responsabilidade com o Estado na busca do bem-estar social. Quando se depara com os diversos atributos para a compra de um serviço de consultoria em gestão, o preço e o conhecimento técnico demonstrado pelos consultores apresentou maior destaque na opinião das empresas-clientes. Já a Responsabilidade Social das empresas foi considerada importante, porém ela não foi considerada determinante na compra. Portanto, a visão positiva sobre a responsabilidade social não refletiu em uma atitude de compra em que esta seja decisiva para a escolha da empresa de consultoria em gestão.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-02T20:10:24Z No. of bitstreams: 1 2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf: 1206758 bytes, checksum: 15c3c052cadb406be93d3f91b30d6f39 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-11T10:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf: 1206758 bytes, checksum: 15c3c052cadb406be93d3f91b30d6f39 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-11T10:18:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf: 1206758 bytes, checksum: 15c3c052cadb406be93d3f91b30d6f39 (MD5)Responsabilidade social da empresaCompra organizacionalComportamento organizacionalServiços de consultoriaResponsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-11T10:18:51Z2013-01-11T10:18:51Z2013-01-11T10:18:51Z2012-09-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdfapplication/pdf1206758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/1/2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf15c3c052cadb406be93d3f91b30d6f39MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/5/license.txt3a555c1de50b0f533d69b3495a902e4cMD5510483/43192013-01-11 08:18:51.229oai:bdm.unb.br:10483/4319TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEVsbmEgQXJhdWpvICAoZWxuYUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTAxLTAyVDIwOjEwOjI0WiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IGJkbUBiY2UudW5iLmJyIG91IDMxMDctMjY4Ny4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhCnRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqQpwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvcyBkaXJlaXRvcwpyZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUKdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UKY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvCnBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUKY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdQphY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lIChzKQpjb21vIG8gKHMpIGF1dG9yIChlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvCmVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yCmVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-11T10:18:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
title Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
spellingShingle Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
Pinto, Camila Princhak Teixeira
Responsabilidade social da empresa
Compra organizacional
Comportamento organizacional
Serviços de consultoria
title_short Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
title_full Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
title_fullStr Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
title_full_unstemmed Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
title_sort Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
author Pinto, Camila Princhak Teixeira
author_facet Pinto, Camila Princhak Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Camila Princhak Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Helena Araújo
contributor_str_mv Costa, Helena Araújo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Compra organizacional
Comportamento organizacional
Serviços de consultoria
topic Responsabilidade social da empresa
Compra organizacional
Comportamento organizacional
Serviços de consultoria
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-11T10:18:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-11T10:18:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-11T10:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Camila Princhak Teixeira. Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais: estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão. 2012. 86 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4319
identifier_str_mv PINTO, Camila Princhak Teixeira. Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais: estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão. 2012. 86 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/1/2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4319/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15c3c052cadb406be93d3f91b30d6f39
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
3a555c1de50b0f533d69b3495a902e4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492902173474816