Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7475 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013. |
id |
UNB-2_7452466f3761ac60e3b1e6b8970d3cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/7475 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rocha, Talita Renata MazepasDiniz, Noris CostaNascimento, Elimar Pinheiro doROCHA, Talita Renata Mazepas. Bicicletas e trilhos: integrando para ir mais longe. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7475Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.Este trabalho discorre sobre a mobilidade urbana, que demanda soluções para mitigar e reduzir os problemas enfrentados pela população das cidades. Primordialmente pedestres e ciclistas devem ter seu espaço garantido e respeitado. A sustentabilidade nos transportes é uma das questões que este início de século traz à tona, e a questão da integração intermodal torna-se necessária para gerar agilidade e conforto para quem se desloca. O objetivo principal deste trabalho é gerar uma tabela com um panorama sobre a integração entre bicicleta e transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, coletando dados nos sites das operadoras, em trabalhos acadêmicos e por contato telefônico quando necessário. Inicialmente Paris, Cidade do México, Santiago e Buenos Aires são abordadas como exemplos, é explicado como ocorre a integração bicicleta-metrô no Distrito Federal e em seguida são destacados avanços, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal brasileiro. Por fim, são propostos motivos para as limitações de integração nas cidades brasileiras e se conclui que investimentos, especialmente em transportes de passageiros sobre trilhos, infraestrutura e campanhas educativas, e informações precisas e disponíveis são fundamentais para promover a mobilidade urbana. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work discusses the urban mobility, which demands solutions to mitigate and reduce problems dealt by cities population. Essentially, pedestrians and cyclists must have their space guaranteed and respected. Transport sustainability is one of the topics that the beginning of this century brings up for discussion, and the intermodal integration becomes necessary to offer speed and comfort to everyone moving in the cities. The main purpose of this work is to create a table with a broad view of the integration between bicycle and rail transport in Brazilian cities, collecting data in the operating companies’ websites, in academic publishing and by phoning when necessary. Paris, Mexico City, Santiago and Buenos Aires are broached as examples, the integration between bicycle and subway at Federal District is explained and then advances are highlighted, mainly from the Brazilian Federal Government Growth Acceleration Program. Finally, some reasons for Brazilian cities integration limitations are proposed and it is concluded that investments, particularly on rail passenger transport, infrastructure and educational campaigns, and precise and available information are essential to promote urban mobility.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-05-19T14:12:08Z No. of bitstreams: 1 2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf: 2769591 bytes, checksum: 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2014-05-19T15:13:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf: 2769591 bytes, checksum: 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-19T15:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf: 2769591 bytes, checksum: 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 (MD5)Planejamento urbanoBicicletasTransporte cicloviárioTransporte públicoBicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-05-19T15:13:49Z2014-05-19T15:13:49Z2014-05-19T15:13:49Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdfapplication/pdf2769591http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/1/2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/5/license.txt5396faa8600e2f229e383406620428e2MD5510483/74752014-05-19 12:13:50.262oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-05-19T15:13:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
title |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
spellingShingle |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. Rocha, Talita Renata Mazepas Planejamento urbano Bicicletas Transporte cicloviário Transporte público |
title_short |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
title_full |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
title_fullStr |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
title_full_unstemmed |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
title_sort |
Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe. |
author |
Rocha, Talita Renata Mazepas |
author_facet |
Rocha, Talita Renata Mazepas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Diniz, Noris Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Talita Renata Mazepas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Elimar Pinheiro do |
contributor_str_mv |
Nascimento, Elimar Pinheiro do |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Planejamento urbano Bicicletas Transporte cicloviário Transporte público |
topic |
Planejamento urbano Bicicletas Transporte cicloviário Transporte público |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-19T15:13:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-19T15:13:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-19T15:13:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Talita Renata Mazepas. Bicicletas e trilhos: integrando para ir mais longe. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7475 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Talita Renata Mazepas. Bicicletas e trilhos: integrando para ir mais longe. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/1/2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 5396faa8600e2f229e383406620428e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492932969103360 |