Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Talita Renata Mazepas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7475
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.
id UNB-2_7452466f3761ac60e3b1e6b8970d3cf4
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/7475
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Rocha, Talita Renata MazepasDiniz, Noris CostaNascimento, Elimar Pinheiro doROCHA, Talita Renata Mazepas. Bicicletas e trilhos: integrando para ir mais longe. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7475Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.Este trabalho discorre sobre a mobilidade urbana, que demanda soluções para mitigar e reduzir os problemas enfrentados pela população das cidades. Primordialmente pedestres e ciclistas devem ter seu espaço garantido e respeitado. A sustentabilidade nos transportes é uma das questões que este início de século traz à tona, e a questão da integração intermodal torna-se necessária para gerar agilidade e conforto para quem se desloca. O objetivo principal deste trabalho é gerar uma tabela com um panorama sobre a integração entre bicicleta e transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, coletando dados nos sites das operadoras, em trabalhos acadêmicos e por contato telefônico quando necessário. Inicialmente Paris, Cidade do México, Santiago e Buenos Aires são abordadas como exemplos, é explicado como ocorre a integração bicicleta-metrô no Distrito Federal e em seguida são destacados avanços, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal brasileiro. Por fim, são propostos motivos para as limitações de integração nas cidades brasileiras e se conclui que investimentos, especialmente em transportes de passageiros sobre trilhos, infraestrutura e campanhas educativas, e informações precisas e disponíveis são fundamentais para promover a mobilidade urbana. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work discusses the urban mobility, which demands solutions to mitigate and reduce problems dealt by cities population. Essentially, pedestrians and cyclists must have their space guaranteed and respected. Transport sustainability is one of the topics that the beginning of this century brings up for discussion, and the intermodal integration becomes necessary to offer speed and comfort to everyone moving in the cities. The main purpose of this work is to create a table with a broad view of the integration between bicycle and rail transport in Brazilian cities, collecting data in the operating companies’ websites, in academic publishing and by phoning when necessary. Paris, Mexico City, Santiago and Buenos Aires are broached as examples, the integration between bicycle and subway at Federal District is explained and then advances are highlighted, mainly from the Brazilian Federal Government Growth Acceleration Program. Finally, some reasons for Brazilian cities integration limitations are proposed and it is concluded that investments, particularly on rail passenger transport, infrastructure and educational campaigns, and precise and available information are essential to promote urban mobility.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-05-19T14:12:08Z No. of bitstreams: 1 2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf: 2769591 bytes, checksum: 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2014-05-19T15:13:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf: 2769591 bytes, checksum: 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-19T15:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf: 2769591 bytes, checksum: 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8 (MD5)Planejamento urbanoBicicletasTransporte cicloviárioTransporte públicoBicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-05-19T15:13:49Z2014-05-19T15:13:49Z2014-05-19T15:13:49Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdfapplication/pdf2769591http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/1/2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/5/license.txt5396faa8600e2f229e383406620428e2MD5510483/74752014-05-19 12:13:50.262oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-05-19T15:13:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
title Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
spellingShingle Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
Rocha, Talita Renata Mazepas
Planejamento urbano
Bicicletas
Transporte cicloviário
Transporte público
title_short Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
title_full Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
title_fullStr Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
title_full_unstemmed Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
title_sort Bicicleta e trilhos: integrando para ir mais longe.
author Rocha, Talita Renata Mazepas
author_facet Rocha, Talita Renata Mazepas
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Diniz, Noris Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Talita Renata Mazepas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Elimar Pinheiro do
contributor_str_mv Nascimento, Elimar Pinheiro do
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Planejamento urbano
Bicicletas
Transporte cicloviário
Transporte público
topic Planejamento urbano
Bicicletas
Transporte cicloviário
Transporte público
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-19T15:13:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-19T15:13:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-19T15:13:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Talita Renata Mazepas. Bicicletas e trilhos: integrando para ir mais longe. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/7475
identifier_str_mv ROCHA, Talita Renata Mazepas. Bicicletas e trilhos: integrando para ir mais longe. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/7475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/1/2013_TalitaRenataMazepasdaRocha.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7475/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66b6508b8d1aaf25c6bdc29b4222adb8
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
5396faa8600e2f229e383406620428e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492932969103360